Globo toma poder sobre tabela do Campeonato Brasileiro

Fonte Folha.com
Os clubes que assinaram e os que assinarem com a Globo não poderão opinar na elaboração das tabelas dos Brasileiros de 2012 a 2015.
Segundo os contratos firmados aos quais a Folha teve acesso, serão CBF e Globo as únicas entidades responsáveis por produzir e alterar as tabelas das competições.
As duas aliadas disputam ferozmente com o Clube dos 13 os contratos mais caros da história do futebol brasileiro.
Embora isso já acontecesse na prática em edições anteriores do torneio nacional, é a primeira vez que a Globo coloca em contrato o poder de modificar a tabela sem precisar do aval dos clubes.
"A CBF se compromete a elaborar a tabela do campeonato em cada uma das temporadas, de comum acordo com a cessionária [Globo], buscando viabilizar o pleno exercício dos direitos neste instrumento adquiridos...", versa a cláusula 4ª do novo contrato de TV aberta.
"A tabela deverá ser elaborada de forma a permitir que no mesmo dia e horário sejam realizados, no mínimo, partidas do interesse de São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, com participação de clubes dessas cidades, fora dessas praças, que viabilizem a transmissão dessas partidas para ambas as cidades", complementa o item.
Para finalizar, é dito que, uma vez publicada a tabela, qualquer modificação poderá ser feita somente com "prévia e expressa anuência da cessionária [Globo]".
Ao assinar esse contrato, os clubes, portanto, comprometem-se a aceitar a tabela produzida por Globo e CBF sem poder opinar. E, caso não se cumpra a tabela por qualquer motivo, o acordo dita que as equipes paguem uma multa à emissora.
A reportagem apurou que, no acordo anterior, a tabela era elaborada de comum acordo entre times e C13, junto à CBF e com participação da Globo. A emissora, entretanto, não tinha essa liberdade descrita em contrato.
"Colocar isso em contrato é um crime, um desrespeito. Tem que perguntar o que os destruidores do futebol brasileiro acham disso. Pergunta para o seu Andres [Sanchez], seu [Zezé] Perrella...", afirmou o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil.
Avalie esta notícia: 26 42
VEJA TAMBÉM
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa
- 3 Milhões para festa junina!! São Paulo aprova orçamento para 2026 com diferença de 5 votos e conta com gastos suspeitos
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net