Na 'fábrica' de Cotia, São Paulo desenvolve os herdeiros de Ceni

Meninos das equipes de base se espelham no goleiro-artilheiro, e alguns até se arriscam em cobranças de faltas ou pênaltis

Fonte Globo Esporte

Os nove goleiros das categorias de base que treinam em Cotia se espelham no ídolo Rogério
(Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
O sol forte não intimida os meninos que usam luvas, calças e blusas de mangas compridas. Mesmo com os 35º C, eles não se cansam de correr, rebater bolas, defender ou cobrar tiros de meta. Afinal, o ídolo deles, que tem 38 anos e 100 gols no currículo, não reclama de repetir essa rotina há duas décadas. Em Cotia, onde o São Paulo mantém um moderno centro de treinamentos para suas categorias de base, garotos das mais variadas idades começam a trilhar o caminho para serem como Rogério Ceni, capitão e titular absoluto da meta tricolor.



- Eu procurei ser goleiro pela genética. Como sou alto, fica mais fácil. Mas o Rogério Ceni é referência para todos nós. É um jogador que tem liderança e humildade. Quando você o vê na televisão, percebe que tem amor ao São Paulo. Por isso é um ídolo - disse Michael Matias, de 15 anos, arqueiro da equipe sub-16 do Tricolor Paulista.



Por treinar no CT da Barra Funda, Rogério pouco aparece em Cotia. Mas, quando o São Paulo programa alguma atividade do time profissional no local, o goleiro faz questão de dar atenção aos jovens que sonham em seguir carreira evitando o ponto alto do futebol: o gol.



GALERIA: confira mais fotos dos goleiros da base são-paulina em Cotia



Goleiros São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Os garotos da base fazem pose para a foto
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


- Ele sempre conversa com a gente, dá conselhos e nos incentiva. Também já deu luvas para alguns garotos daqui - contou João Paulo Gonçalves, da equipe sub-15.



Os discípulos de Ceni não ficam só no gol. Como o ídolo, eles também se arriscam no ataque de vez em quando, nas cobranças de faltas e pênaltis, especialidade do goleiro-artilheiro. No CT de Cotia, dois procuram aprimorar a precisão nos chutes. Além de João Paulo, Lucas Anselmo tenta ser goleador como o camisa 1 do Morumbi. No time principal, os reservas Leonardo, Fabiano e Denis acompanham de perto as batidas do capitão e tentam aprender algo.



- Eu fiz três gols de faltas e um de pênalti no campeonato de Bauru. Aqui ainda não tive a oportunidade, mas sigo treinando para quando precisar - disse Lucas, da equipe sub-14.



O treinador de goleiros Luizinho, do time sub-13 e super-20 do São Paulo, afirma que os jovens goleiros são incentivados a treinar as cobranças, mas só depois das suas atividades debaixo das traves.



CONFIRA A PÁGINA ESPECIAL 'ROGÉRIO CENI 100'



- Primeiro eles têm de aprimorar as técnicas de um bom goleiro, como posicionamento, chutes, reposição, impulsão e defesas. Só depois dos treinos é que eles podem ficar trabalhando nas faltas e nos pênaltis, como uma atividade complementar – afirmou.



Em Cotia, a primeira preocupação é formar um goleiro como Rogério Ceni. Mas, se outro arqueiro-artilheiro aparecer, ninguém vai reclamar...



goleiros são paulo falta (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Alguns dos garotos também se arriscam com a bola no pé (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
Avalie esta notícia: 14 3
VEJA TAMBÉM
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa
- 3 Milhões para festa junina!! São Paulo aprova orçamento para 2026 com diferença de 5 votos e conta com gastos suspeitos
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado
- BOMBA NO TRICOLOR: São Paulo deve realizar troca tripla com o Botafogo
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net