O diretor jurídico do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, questionou a decisão tomada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta segunda-feira que considerou o Flamengo como campeão brasileiro de 1987 juntamente com o Sport.
Com a decisão, o clube carioca passa a ser a primeira equipe pentacampeã do Campeonato Brasileiro. Com isso, o time teria direito de ficar com a Taça das Bolinhas, que foi entregue ao São Paulo no último dia 14.
"Já houve uma discussão sobre isso, e a Justiça já declarou o Sport campeão. Isso não é problema meu. Quem decide se vai devolver a taça é a diretoria. Eu, no lugar deles, não devolveria. Dentro do jurídico, eu entendo que já existe uma decisão que terminou. A questão está encerrada. A CBF pode nos retaliar da forma como quer, ela sempre fez isso com a gente", disse o dirigente.
"Ninguém derruba uma decisão judicial. A Justiça escolheu que o Sport é o campeão, a CBF não pode fazer vistas grossas à Justiça", completou.
HISTÓRIA
A competição de 87 foi organizada pelo Clube dos 13 e substituiu o Brasileiro daquele ano, ganhando o nome de Copa União.
Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores dos módulos verde (Flamengo e Internacional) e amarelo (Sport e Guarani) deveriam se enfrentar. O Sport foi declarado campeão e o Guarani vice porque os integrantes do módulo verde se negaram a jogar o quadrangular.
Como a taça seria de posse do primeiro time pentacampeão brasileiro (ou do que conquistasse três torneios consecutivos), o Flamengo a solicitou ao ganhar em 1992.
Devido ao imbróglio, a Caixa não entregou o troféu.
A polêmica se reacendeu em 2007, quando o São Paulo foi campeão pela quinta vez. Desde então, os dois clubes têm disputado o prêmio.
No último dia 14, o time do Morumbi recebeu, enfim, a Taça das Bolinhas. A Caixa Econômica Federal, dona do prêmio, passou a láurea para o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, poucas horas após uma liminar que deveria impedir a cerimônia de ser realizada.
Na madrugada do mesmo dia, o Flamengo chegou a obter uma decisão favorável na Justiça do Rio. A liminar, concedida pela juíza Simone Dalila Nacif Lopes, diz que a CBF teria de pagar R$ 500 mil caso a entrega fosse feita.
A Caixa informou que realizou a entrega porque não havia sido notificada da liminar e ressaltou não ter mais responsabilidade sobre o troféu.
UNIFICAÇÃO
No site oficial da entidade, Teixeira disse que "o reconhecimento do título de 1987 a Sport e Flamengo segue a linha traçada quando da recomposição histórica feita no final do ano passado pela CBF", se referindo à unificação dos títulos nacionais conquistados entre 1959 e 1970 como os do Brasileiro. A medida tornou Palmeiras e Santos os líderes do ranking, com oito canecos, cada, seguidos por São Paulo e agora o Flamengo, com seis.
A entidade confirma que 1987 teve dois campeões e dois vices.
"Ricardo Teixeira enfatizou ainda o fato de que não houve prejuízo esportivo ao clube pernambucano, que foi inclusive, ao lado do vice-campeão Guarani, o representante brasileiro na Taça Libertadores de 1988", diz a nota publicada no site da CBF.
Diretor diz que São Paulo não deve devolver Taça das Bolinhas
Fonte Folha
21 de Fevereiro de 2011
Avalie esta notícia:
27
7
VEJA TAMBÉM
- FIM DE JOGO! São Paulo começa bem, mas empata o jogo contra o Corinthians- Corinthians x São Paulo: melhores momentos
- ESCALADOS! Confira a escalação do São Paulo para o clássico de hoje!
- Vidente revela palpite polêmico: quem leva a melhor no clássico Corinthians x São Paulo?
- Corinthians x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações do Majestoso pelo Paulistão