Enquanto o atacante Lucas, colega de seleção e de clube, quer um enorme aumento salarial para permanecer no time do Morumbi, o volante Casemiro, de 18 anos, abriu mão de uma proposta milionária para renovar seu contrato até 2015.
"Por reconhecimento de tudo o que o São Paulo fez, ele prefere ficar no clube. E olha que ofereceram muito dinheiro para o Casemiro sair", garante Magda, a mãe do jogador.
A proposta em questão foi de R$ 1,5 milhão, oferecida em abril do ano passado pelo agente Giuliano Bertolucci ? responsável pela conturbada saída de Oscar do clube. "O Casemiro deixou o seu agente por causa disso", conta a mãe coruja, que ressalta a determinação do garoto. "Ele nunca faltou a um treino. Faz de tudo para participar de todos os jogos", afirma Magda, que auxilia o jogador na hora de administrar a carreira.
Amor doentio /Tamanha devoção da jovem revelação tem explicação. Aos 10 anos de idade, Casemiro começou sua relação com o São Paulo. Depois de se destacar na equipe do Moreira?s Sport, em São José dos Campos, o jogador foi levado para o Morumbi.
"Indiquei o Casemiro para o São Paulo. Ele treinava só uma vez por semana em Cotia. Às vezes, eu pagava um motoboy para levá-lo de São José até o CT tricolor", conta Nilton de Jesus Moreira, ex-jogador e professor do são-paulino.
No entanto, aos 13 anos, logo em sua primeira avaliação médica antes de se mudar para o CT de Cotia, Casemiro recebeu uma péssima notícia: o exame detectou o vírus da hepatite A.
"Lembro de quando ele telefonou para falar do resultado do exame. Estava muito triste, porque não podia colocar o pé na bola. Foi bem complicado pra gente, mas o São Paulo deu todo o suporte", diz a mãe.
Dois meses depois, o volante estava curado e liberado para voltar aos gramados. Rapidamente, o garoto se destacou nas categorias de base e foi promovido à equipe profissional.
"Ele tem origem humilde e hoje é o arrimo da família", afirma Geraldo Oliveira, gerente do departamento de base do São Paulo. "Posso dizer que ele é o ?homem da casa?. Sou suspeita para falar, mas ele faz tudo para a gente", diz Magda, que tem outros dois filhos.
Casemiro mostra gratidão
DIÁRIO_ Por que o Casemiro é tão fiel ao São Paulo?
GERALDO OLIVEIRA_ Ele tem um sentimento grande de gratidão. É um menino muito bom, tem os pés no chão e sabe que, para ter êxito no futebol, precisou contar com a ajuda de muitas pessoas.
Ele dava trabalho quando morava no CT de Cotia?
Não, o Casemiro era um menino tranquilo. Ele estava sempre feliz e nutria um ótimo relacionamento com todos.
Como foi a chegada do Casemiro ao São Paulo?
Ele veio por intermédio do Moreira, da Moreira Sport. Apesar de ter 10 anos, ele atuava com os meninos de 13 anos e passou a frequentar o São Paulo uma vez por semana.
Como foi o período de recuperação da hepatite?
A hepatite foi constatada no primeiro exame realizado antes de ele morar no clube. O Casemiro ficou parado, sem jogar bola, até que os médicos completassem o tratamento. Foi um período difícil, que durou cerca de dois meses.
Jovem não tem diploma
Sem tempo para os estudos, Casemiro não conseguiu completar o ensino fundamental. "O São Paulo sempre zela pelos estudos dos atletas da base. O Casemiro se esforçava, mas, por ser sempre convocado para a seleção, ele tinha de faltar na escola. Parou no primeiro ano do colegial", conta Geraldo Oliveira.
Bruno é operado
O zagueiro Bruno Uvini foi submetido a uma cirurgia para a correção de uma fratura na fíbula direita. O jogador se lesionou em partida da seleção brasileira sub-20 contra a Argentina e deve retornar aos gramados só em três meses. Já Alex Silva, que também estava contundido, foi liberado pelo departamento médico.

vipcomm