
Sebastián Coates
É em Montevideo que se encontra um dos estádios mais famosos da história do futebol mundial no panorama futebolístico - falamos do Estádio Centenário. Apesar de hoje em dia não ter o 'glamour' e a imponência de outros tempos, foi lá que se realizou a primeira final da história dos Campeonatos do Mundo, mais precisamente em 1930, vencida pelo Uruguai, que goleou a Argentina por quatro bolas a duas. Nos dias de hoje é utilizado pelas maiores equipas de Montevideo, entre as quais se destacam Peñarol e Nacional.
Embora seja muitas vezes um facto pouco lembrado, a selecção uruguaia já arrecadou o Campeonato do Mundo por duas vezes, constituindo-se como a 3ª potência no panorama futebolístico sul-americano, posição que foi consolidada com a brilhante campanha e consecutivo 4º lugar alcançado no Mundial da África do Sul, disputado em 2010.
Se no campeonato interno o Uruguai nem sempre se consegue organizar da forma mais adequada ,a nível das suas selecções, através de uma estrutura forte e consolidada, tem conseguido assegurar a passagem de gerações através da produção e posterior integração na selecção principal de talentos de grande qualidade.
Entre esses valores e no passado recente saltam à vista nomes como: Fernando Muslera (Lazio), Diego Godín(Atlético Madrid), Martín Cáceres(Sevilha), Nicólas Lodeiro (Ajax), Abel Hernández Palermo),Gastón Ramírez (Bolonha), Édinson Cavani(Nápoles) ou o novo jogador do Liverpool e a coqueluche do futebol celeste, Luís Suárez.
O Seguro de Vida Uruguaio
O facto de o futebol uruguaio estar a revelar uma grande quantidade de valores nestes últimos tempos tem levado ao redobrar de atenções por parte dos grandes emblemas do futebol mundial. Nessa perspectiva e ainda a jogar na Primeira Divisão Uruguaia estão diversos jogadores com qualidade e potencial para um dia virem a integrar os quadros de boas equipas europeias.
Procurando identificar jovens talentos que um dia possam vingar num futebol mais competitivo e ainda a actuar no Uruguai, é quase inevitável não nos depararmos com aquele que se afirma como um dos grandes defesas para o futuro do futebol uruguaio - falamos de Sebastián Coates, que desde os 11 anos pertence aos quadros de formação do Nacional de Montevideo, hoje com 20 anos assume-se como dono e senhor do centro da defesa da equipa principal dos 'albos'.
À primeira vista os seus quase 2 metros - tem 1.96cm - assustam e remetem-nos para um estilo de defesa 'germânico', opinião essa que com o decorrer do jogo e pela vitalidade e raça que coloca na disputa de cada lance rapidamente afastamos. Coates não dá nas vistas apenas pela sua imponência física uma vez que tem na sua maturidade e leitura de jogo invulgares para a sua idade, outras das grandes virtudes do seu jogo.
Embora as formas de defender do futebol sul-americano comparativamente ao europeu tenham bases e princípios distintos, podemos constatar em Sebástian Coates pormenores técnico-tácticos que nos fazem pensar que teria boas hipóteses de se adaptar a outros padrões de exigência.
Não podemos afirmar que se trata de um velocista, até pela sua fisionomia, mas consegue chegar rapidamente aos lances em antecipação com a sua 'perna-longa' e bom sentido posicional. Escusado será falar do seu jogo aéreo, sabendo fazer uso da sua estampa física não apenas no momento defensivo como também nas subidas à área contrária, onde em lances de bola parada procura provocar desequilíbrios.
'El Patrón' não se esconde do jogo e sabe sair a jogar, evidenciando-se a cada dia que passa como um verdadeiro líder, um estatuto que assumiu desde muito cedo nos escalões de base do Nacional de Montevideo, onde por norma envergava a braçadeira de capitão.
Sebastián Coates tem também algumas aparições a nível internacional, tendo sido um dos grandes destaques da Selecção do Uruguai no Sul-Americano Sub-20 disputado em 2009,caminhando a passos largos para se tornar numa das grandes certezas do futebol celeste nos próximos anos. Pelo seu carisma, características físicas invulgares e qualidades defensivas,'Seba' pode ser visto hoje com um verdadeiro seguro de vida uruguaio.
Nome: Sebastián Coates Nion
Nacionalidade: Uruguaia
Data de Nascimento: 1990-10-07 (20 anos)
Posição: Defesa Central
Altura:196 cm
Peso: 85 kg
Clube: Nacional Montevideo