Veterano, Rivaldo se torna marqueteiro

Rivaldo sempre esteve afastado dos holofotes comuns a astros do futebol mundial. Introspectivo, o meia-atacante passou a carreira evitando um contato mais próximo com a mídia e a venda de sua imagem.

Fonte folha.com
Mas, aos 38 anos e aliando a vida de atleta com a de presidente do Mogi Mirim, o reforço do São Paulo parece ter decidido mudar de estilo e aderir ao marketing.

Rivaldo dá autógrafo ao deixar o Hospital do Coração após realizar exames médicos
E é justamente nesta transformação que a equipe do Morumbi aposta para arrecadar dinheiro com seu novo camisa 10, que será apresentado na manhã de hoje.
Além de mostrar Rivaldo, a apresentação também deve servir para que o São Paulo anuncie as primeiras ações de imagem envolvendo o jogador --a loja oficial do clube na internet já vende o uniforme com o nome do meia desde o início da semana.
"O Rivaldo sempre foi contra a autopromoção. O marketing dele é a sinceridade. O difícil é trabalhar a imagem de um cabeça de bagre, não de um cara que foi o melhor do mundo", afirmou o diretor de marketing são-paulino, Adalberto Baptista.
O reforço mais badalado do clube em 2011 ganhou a Bola de Ouro e o prêmio da Fifa de craque do futebol mundial em 1999, quando defendia o Barcelona. Depois, disse que acreditava que teria vencido mais algumas eleições caso tivesse trabalhado melhor sua imagem.
"A maior propaganda de um atleta é a performance. Só que ele abriu mão do resto. Quando trabalhamos no Palmeiras, ele queria distância de tudo para se dedicar apenas ao futebol", disse José Carlos Brunoro, especialista em marketing esportivo e gerente da parceria Palmeiras/Parmalat nos anos 1990.
A mudança de comportamento de Rivaldo coincidiu com o cargo de presidente do Mogi, que ele assumiu em 2008, quando defendia o Bunyodkor, do Uzbequistão.
O jogador-dirigente virou usuário do Twitter, estreitando a relação com fãs e torcedores, e tomou decisões polêmicas, algo raro enquanto estava só dentro de campo.
Ao abandonar o clube uzbeque para jogar no Mogi, mostrou que aderiu de vez à nova postura. Pôs sua imagem no carnê de ingressos para o Paulista e divulgou fotos em que aparecia duplicado --de terno e gravata, Rivaldo cumprimentava outro Rivaldo, vestido de jogador.
"A necessidade é a mãe da criatividade. Ele tem a oportunidade de aparecer na mídia, e sabe que o Mogi precisa dessa exposição", disse José Cocco, um dos pioneiros do marketing esportivo no país.
Mas, para Fábio Wolff, da Wolff Sports & Marketing, Rivaldo ainda pagará o preço da entrada tardia no mundo da exploração da imagem.
"Ninguém sai do oito para o 80, mas ele não é mais o mesmo. Ele evoluiu, mas nunca vai ser um Ronaldo, que é natural quando fala", ressaltou Wolff.
Ontem, o contrato de Rivaldo com o São Paulo apareceu no BID da CBF, dando condições legais de jogo para o meia. Ele foi emprestado pelo Mogi Mirim até o fim do ano com possibilidade de renovação por mais um ano
Avalie esta notícia: 7 0
VEJA TAMBÉM
- Tricolor classificado!! Em classificação dramática São Paulo avança nos penaltis na Copinha em cima do Bragantino
- Corinthians x São Paulo; saiba onde assistir e provável escalação!
- Quem é Amanda Nunes: a advogada que viabilizou o impeachment e entrou para a história do São Paulo
- ALISSON POR MARTINEZ? O que cada lado ganha na negociação entre os rivais
- Novo presidente do São Paulo convoca elenco para reunião decisiva em sua estreia na gestão



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Neo Quimica Arena -
Corinthians
Corinthians
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net