25 de janeiro: data magna tricolor

Entenda a importância da data que marca episódios importantes da história do Tricolor desde os primórdios de sua existência

Fonte Site Oficial
25 de janeiro é, segundo o atual estatuto do São Paulo FC, data magna do clube. Por isso, hoje, o são-paulino tem três excelentes motivos para festejar!
Primeiramente, é o aniversário de fundação da Vila de São Paulo de Piratininga, em 1554, que deu origem à grande Cidade que um dia abrigaria o Tricolor Mais Querido do Mundo e a casa são-paulina, o Estádio do Morumbi.
Além disso, a data também marca a criação dos ideais são-paulinos, com a fundação do São Paulo FC, da Floresta, originado da união de sócios e jogadores do CA Paulistano e da AA das Palmeiras, em 1930. Naquele dia 25, sábado, nasceram os símbolos e as cores tricolores, tradições que se mantêm como herança até os dias de hoje, como ressalta o atual estatuto:
“O São Paulo Futebol Clube, fundado na cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, em 16 de dezembro de 1935, preservador das glórias e tradições do São Paulo Futebol Clube, da Floresta, o qual foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e extinto em 14 de maio de 1935, é uma Entidade de Prática Desportiva...
Embora a ideia inicial fosse fundar a nova entidade no dia do aniversário da cidade, os estatutos somente ficaram prontos durante a madrugada do dia seguinte e, assim, a ata dos associados somente foi assinada no dia 26. Seis anos depois, o renascido São Paulo FC não perderia a oportunidade de registrar mais uma vez o dia 25 de janeiro como o dia mais importante de sua existência:
... O dia 25 de janeiro é considerado data magna do São Paulo Futebol Clube, em homenagem à primeira partida oficial de futebol do Clube”.
Grandes celebrações são-paulina são feitas desde então nesta data. A maior delas certamente foi a inauguração final do Estádio do Morumbi, em 1970, 18 anos após o início das obras e dez anos depois da inauguração parcial de 1960.
A PRIMEIRA PARTIDA PÓS-1935

Foto: Arquivo Histórico SPFC
Como diz a carta régia do clube, o dia 25 de janeiro é o principal dia do calendário tricolor, justamente por marcar o regresso definitivo aos gramados, depois de tantas agruras e desventuras, como a venda do patrimônio pessoal de Porfírio da Paz para a arrecadação de fundos para o Tricolor. Após montar uma equipe de nomes desconhecidos, contratados pessoalmente pelo Presidente Mecca em viagens pelo interior, o renascido São Paulo FC entrava em campo em 1936, no dia mais importante para os paulistanos.
Faltava, entretanto, a autorização municipal para promover evento paralelo às festividades oficiais. Correu então o abnegado Porphyrio da Paz a obter a certificação necessária junto ao então Secretário da Educação, o Dr. Cantídio Campos. Somente depois de muita deliberação a autorização foi liberada: prescrita em um receituário médico do doutor secretário. Tudo certo fora das quatro linhas.
Dento de campo, a partida realizada no Parque Antárctica contra a Associação Atlética Portuguesa, de Santos, terminou com vitória do Tricolor, como não poderia deixar de ser, por 3 tentos a 2. A honra do 1º gol coube a Antônio Bertoletti, o Antoninho.
25.01.1936
Amistoso Nacional
São Paulo (SP)
Estádio Palestra Itália (Parque Antarctica)
SÃO PAULO Futebol Clube (SP) 3 X 2 Associação Atlética PORTUGUESA (Santos - SP)
São Paulo FC: King; Ruy e Picareta; Ferreira (Julio Colosso), José e Segoa; Antoninho, Hermenegildo Gabardo, Juca (Gutiérrez), Carazzo e Paulinho.
Técnico: Armando del Debbio
Gols: Antoninho, 5/1; Carazzo, 8/2; Carazzo, 20/2
AAP: Ratto; Romeu e Teixeira; Del Popollo, Archimedes e Argemiro; Vega, Armandinho, Orlando (Franco II), Tim e Gildo.
Gols: Ruy (contra), 43/1; Franco II, 20/2
Árbitro: Heitor Marcelino Domingues
Público: 3.000 pagantes
Avalie esta notícia: 13 5
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net