Acompanhei as duas primeiras partidas do São Paulo no Paulistão. Não gostei do que vi. Pelo contrário, vi potencial só na defesa. Falta criatividade e poder de fogo no ataque. Falta um meia de criação e um matador.

Quem é que sobe? Alex Silva disputa a bola com atacantes (Foto: Eduardo Viana)
É um time cheio de jogadores rápidos, dribladores, mas comuns. Muita movimentação, pouca força na finalização. Apesar das duas vitórias, 5 gols marcados e nenhum sofrido, o time mostrou muita limitação ofensiva. Como disse Rogério Ceni, avaliação mesmo só nos clássicos.
Uma boa análise nunca deve considerar só o resultado.
Analisar só pelo resultado induz ao erro, principalmente nos estaduais. Mesmo sem fazer uma pré-temporada, longe do bom preparo físico, o São Paulo venceu duas partidas. Sim, São Bernardo e Mogi-Mirim são equipes bem montadas, mas são da terceira divisão. Estadual tem muita babaiada. É preciso cuidado na avaliação e não cair na ilusão.
Neste início de temporada qualquer afirmação é precipitada.
Posso estar enganado, mas não vejo potencial nesta equipe. Só com reforços. Pode até ganhar o Paulista, mas isso não serve de parâmetro. O São Paulo tem torneios bem mais importantes na temporada. Sem meia de criação e matador será complicado. Rivaldo foi o melhor jogador da Copa de 2002 ao lado de Ronaldo. Depois, foi campeão na Grecia e Uzbequsitão. Não joga bem há muitos anos. Tecnicamemnte é fora de série, mas será que ainda tem força para jogar em alto nível?
Seria legal vê-lo jogando, mas sinceramente não acredito.
O São Paulo tem Lucas, Casemiro, Lucas Gaúcho e William José que podem ser utilizados. São bons jogadores, mas jovens. Será que Rivaldo vai conseguir jogar neste time, cadenciar a correria, passar confiança e tranquilidade para a molecada e mostrar sua técnica diferenciada? É uma incógnita.
Neste momento, Rivaldo só é garantia no marketing.
Obs: Este texto foi escrito antes da derrota para a Ponte Preta. Portanto, o resultado pra mim não foi surpresa. Não vi o jogo. Gravei para ver amanhã.

Não sei se a equipe jogou bem ou mal, mas já tive uma ideia do time nas duas primeiras partidas. Pode até virar um bom time, com Fernandão e Rivaldo cadenciando a correria, melhorando a qualidade na distribuição, finalização e passe. Vamos aguardar.