"O Lucas faz a diferença", elogia o técnico Paulo César Carpegiani. "Ele está de parabéns. Enquanto está em campo, é um fator de desequilíbrio."
É com esta arma que o São Paulo conta para acabar com o jejum diante do Corinthians. A estatística do time em clássicos, na temporada, é uma com Lucas e outra totalmente diferente sem ele. Antes do jogador se tornar titular, a equipe tricolor amargou um retrospecto de apenas uma vitória em nove clássicos - venceu apenas o Palmeiras (1 a 0), no 1.º turno do Brasileiro. Já Lucas tem aproveitamento de 100% em dérbis: com ele, o São Paulo bateu de novo o Palmeiras (2 a 0) e também o Santos (4 a 3).
O jogador demonstra personalidade. Diante do Cruzeiro, sofreu entrada criminosa de Gilberto no final do primeiro tempo. Chorou, mas não se intimidou. Tanto que, logo no início da segunda etapa, marcou um golaço. "Eu não tenho medo de nada. Quanto mais me caçam, mais eu vou para cima", diz o talentoso meia, autor de três gols no Campeonato Brasileiro. "A última partida foi a minha melhor pelo São Paulo."
A ideia do jogador é manter a boa fase contra o Corinthians, time pelo qual foi revelado. Saiu do Parque São Jorge porque recebeu tratamento melhor do Morumbi. E não se arrepende. "Precisamos da vitória e vamos com tudo. O Corinthians que se cuide", avisa o meia, que está há três anos no São Paulo. "Ainda tenho muito a mostrar."
Padrinho importante. Rogério Ceni funciona como uma espécie de irmão mais velho de Lucas no São Paulo. É o capitão quem o jovem de 18 anos procura para receber conselhos. A admiração é mútua. "Ele é um menino diferente e educado. Ele sabe o que quer da vida", derrete-se em elogios o veterano. " É um garoto que tem feito grandes atuações e que nos dá muita esperança."
Preocupação. Embora a moral esteja alta - cinco vitórias nos últimos seis jogos -, o São Paulo também tem problemas. Carpegiani encontrou a formação ideal do meio-campo com Rodrigo Souto e Carlinhos Paraíba na marcação. O último está suspenso. E Richarlyson será julgado hoje por expulsão ante o Santos.
vipcomm