Sérgio Baresi precisa de vitória para ganhar fôlego extra no São Paulo
Após a derrota por 3 a 0 contra o Goiás, no Morumbi, o São Paulo enfrentará o Grêmio nesta quarta-feira (29) com dois objetivos primordiais: salvar a pele do técnico “tampão” Sérgio Baresi e acordar a tempo de se classificar para a Copa Libertadores, evitando assim ficar de fora da competição pela primeira vez desde 2003. O jogo será disputado às 22h, no estádio Olímpico.
O “choque de realidade” que o Goiás impôs ao Tricolor na rodada passada despertou o elenco para a nova situação do clube. Se antes o time atuava com a imponência de um hexacampeão brasileiro, agora a equipe de Sérgio Baresi admite apostar em uma estratégia mais humilde para buscar a reação, como disse o atacante Ricardo Oliveira.
- Fora de casa, temos que fazer igual aos times que vêm ao Morumbi. Ficam fechadinhos, dão a vida e marcam o gol, jogam no contra-ataque.

Vipcomm
A derrota por 3 a 0 para o Goiás gerou até uma autocrítica no São Paulo. Como o Tricolor tem a sexta pior defesa do Campeonato Brasileiro, o volante Richarlyson avisou que os atacantes precisam ajudar mais na marcação, para evitar que o sistema defensivo fique ainda mais desguarnecido.
- Nossos atacantes têm que ter um pouquinho mais de sabedoria, paciência e entendimento tático para ajudar em termos defensivos. Fazendo isso, o equilíbrio voltará e ficaremos fortes.
O camisa 20 deve assumir o lugar de Jorge Wagner, punido com o terceiro cartão amarelo. Para buscar a reação em Porto Alegre, o Tricolor conta ainda com Miranda, que também foi desfalque no jogo passado. A principal dúvida de Sérgio Baresi está entre Marlos e Dagoberto.
Do outro lado, conhecido pela força dentro de casa, o Grêmio não vem, neste Brasileirão, confirmando a mística do estádio Olímpico para alavancar sua campanha na competição. Nas últimas três partidas longe de Porto Alegre, a equipe venceu Corinthians, Avaí e Atlético-MG. Entretanto, o último triunfo em casa foi contra o Atlético-GO, na 20ª rodada.
Depois disso, uma derrota para o Palmeiras e um empate com o Flamengo. O zagueiro Rafael Marques pediu, de antemão, paciência por parte dos torcedores para o confronto com o São Paulo.
- Na partida passada, vencíamos o Flamengo e a torcida pediu para a gente atacar e fazer mais gols, quando o correto era valorizarmos a posse de bola. A gente se afobou, e tomamos o empate no fim. Peço que quarta-feira eles tenham paciência e entendam nosso modo de jogar.
Renato Gaúcho terá dois desfalques para escalar o Tricolor: os laterais Gabriel e Fábio Santos receberam o terceiro cartão amarelo contra o Galo e estão suspensos. Edilson e Lúcio serão os substitutos. O esquema com três volantes não poderá ser repetido, uma vez que Fernando também está suspenso. A tendência é que o meia Roberson componha o setor criativo ao lado de Douglas, que voltou a viver boa fase depois de meses difíceis em Porto Alegre.
Quem vive momento realmente especial é Jonas, artilheiro do Brasileiro, com 13 gols. Cheio de confiança, o atacante alerta para cuidados defensivos para que o time não seja surpreendido em casa, como nas últimas duas rodadas.
- Não podemos pensar somente em atacar em casa. Defender também é importante.
Assim como nos últimos quatro jogos, a direção manteve preços reduzidos nos ingressos, objetivando um grande público. A expectativa, após mais uma vitória fora e a melhor posição na tabela desde que o campeonato começou, é de 30 mil torcedores, apesar do horário.

Vipcomm
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SÃO PAULO
Local: estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data: 29 de setembro de 2010, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Helbert Costa Andrade e Jair Albano Félix
GRÊMIO:
Victor;
Edilson,
Vilson,
Rafael Marques e
Gílson;
Adilson,
Lúcio,
Roberson e
Douglas;
Jonas e
André Lima.
Técnico: Renato Gaúcho
SÃO PAULO:
Rogério Ceni;
Rodrigo Souto,
Alex Silva e
Miranda;
Jean,
Casemiro,
Richarlyson,
Lucas e
Thiago Carleto;
Dagoberto (Marlos) e
Ricardo Oliveira
Técnico: Sérgio Baresi