No Choque-Rei, Parraga se espelha no São Paulo

Treinador interino deve utilizar uma tática que já é bem habitual no Tricolor paulista: os três zagueiros

Fonte Lance!
Você, leitor, já ouviu alguns ditados populares como "O feitiço vira contra o feiticeiro", "Quem com ferro fere, com ferro será ferido" ou até mesmo "A grama do vizinho é mais verde"? Pois se depender da próvável escalação do Palmeiras, no clássico das 20h30 desta quarta-feira, contra o São Paulo, o técnico interino Jorge Parraga andou se inspirando neles.
Tudo porque, se depender do treinamento dos últimos dias, o comandante alviverde deverá escalar uma equipe com três zagueiros no Morumbi, para tentar parar o setor ofensivo do Tricolor, que vem em clara ascensão após a chegada de Fernandão.
Se confirmada, esta será a segunda vez no ano em que o Palmeiras atuará com três defensores de ofício, já que, por vezes, o volante Edinho faz esta função.
A primeira vez foi ainda no comando do técnico Antônio Carlos Zago, contra o Oeste, no Campeonato Paulista. Na ocasião, com o trio de zaga formado por Danilo, Maurício Ramos e Gualberto, o Alviverde, com o time reserva, empatou em 0 a 0 com a equipe de Itápolis, no Palestra Itália.
Desta vez, sem Léo, com uma lesão na coxa direita, o Verdão deverá ter a estreia de Leandro Amaro, contratado do Botafogo de Ribeirão Preto. Edinho seria a opção para completar o trio, mas como Pierre está suspenso, o camisa 3 terá que atuar no meio de campo.
O curioso desta "nova opção" que o gaúcho Parraga poderá utilizar, é que esta formação tem sido habitual no rival da noite desta quarta-feira, o São Paulo. Tanto Ricardo Gomes, como seu antecessor Muricy Ramalho, tentaram usar do esquema com dois zagueiros, mas acabaram se rendendo ao eficiente 3-5-2.
Mesmo sem Miranda, lesionado, Gomes irá escalar o curinga Richarlyson como um terceiro homem do setor defensivo, ao lado de Xandão e Alex Silva.
Esse esquema fez sucesso no São Paulo, principalmente no ano de 2005, quando o Tricolor conquistou a Libertadores da América e o Mundial Interclubes com três defensores: Lugano, Fabão e Edcarlos - por vezes, Alex era escalado.
Para saber sobre a formação com três zagueiros das equipes e seus integrantes, o LANCENET! ouviu dois especialistas na posição, sendo um de cada equipe. Confira!
Cléber - Ex-zagueiro do Palmeiras É um bom caminho, o Palmeiras, na verdade, já estava jogando assim, com um volante fazendo a de zagueiro. Os três são bons jogadores é uma formação interessante é um grande jogo. O Maurício é o ponto forte. Se bem que eu sou suspeito para falar, quando eu ia me aposentar no São Caetano, eu falei para o Dorival, vou sair mas você tem o Maurício aí, que é vai fazer bem minha função zagueiro. A ideia de espelhar o esquema do São Paulo é boa. Eu só não gosto quando ficam três "zagueirões" lá atrás. Mas com um volante é bom porque você ganha qualidade na saída de bola. É legal a ideia, até porque esse esquema não é fixo, quando você tem a bola você adianta os laterais e o volante vai para o meio.
Oscar - Ex-zagueiro do São Paulo O esquema não define o jogo, às vezes dá certo e às vezes não. Usar três zagueiros, em alguns casos, pode até atrapalhar. Essa formação mostra que você está preocupado com o ataque adversário. É uma forma mais simples de jogar, as posições são mais definidas. Essa formação, muitas vezes, é usada para segurar resultado. Com os dois times entrando desse jeito, mostra que há um respeito mutuo entre São Paulo e Palmeiras. O São Paulo joga em um 3-5-2 diferente, com um volante jogando como zagueiro. Essa formação muda quando o Tricolor está com a bola nos pés. O volante volta para o meio e ajuda na saída de bola. Cada treinador escolhe a posição que acha melhor. Sei que o Ricardo gosta mais do 4-4-2, mas às vezes os jogadores se habituam a um esquema tático e é difícil mudar. Se o time está ganhando tem que continuar assim, isso é que é importante. É um clássico de respeito mutuo.
Avalie esta notícia: 10 8
VEJA TAMBÉM
- Crespo pede meio-campista e São Paulo avalia ex-Santos em cenário de aperto no caixa
- OFICIAL! São Paulo anuncia a contratação de Danielzinho, destaque do Campeonato Brasileiro
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net