Como zagueiro, Ricardo Gomes passou muitos anos atuando por Benfica (POR) e PSG (FRA). Depois, como treinador, comandou três times franceses: o mesmo PSG, o Bordeaux e o Mônaco.
Esse aprendizado na Europa deixa o técnico incomodado com alguns conceitos do futebol brasileiro. Um deles, que sempre é discutido por torcedores e jogadores, é a definição de uma equipe titular.
Com 12 contratações feitas desde o início da temporada e um grupo de quase 30 atletas, o treinador adota o discurso de que o Sampa tem mais do que 11 titulares.
Neste ano, vários jogadores que iniciaram na equipe titular acabaram perdendo suas vagas. São os casos de Marcelinho, Léo Lima, Cleber Santana, Washington...
O treinador tenta implantar a ideia de que no time não há titulares absolutos e nem reservas esquecidos. Prova disso é que, neste domingo, às 16h, no Morumbi, com transmissão em tempo real pelo LANCENET! , nove jogadores que não foram titulares contra o Cruzeiro, pela Libertadores, enfrentam o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro.
– O São Paulo monta times para ganhar jogos e campeonatos. E o time está sendo construído para durar por vários anos – disse Gomes.
Em sua chegada ao Tricolor, Fernandão também se posicionou contra a “cultura dos 11 titulares† nos times brasileiros. Para o atacante, o clube deveria aproveitar o fato de ter reservas de qualidade técnica tão boa quanto a dos titulares para ter formações de acordo com o rival.
Mas não é todo mundo que acredita nessa “virada cultural† no futebol brasileiro. Washington, que perdeu de vez a sua vaga no time principal com a chegada de Fernandão, acredita que Ricardo Gomes terá dificuldade para mudar a cabeça dos jogadores brasileiros. Inclusive a dele.
– Vai ser difícil colocar essa cultura aqui. O jogador brasileiro é diferente, não adianta. Se ele conseguir, mas acho difícil...Até porque todo mundo cobra dele uma continuidade no time, um padrão. E o jogador quer jogar todas. Eu quero ser campeão jogando, fazendo gols...
Na “Virada Cultural† do São Paulo, o espetáculo é ser titular.
Ricardo Gomes promove 'virada cultural' no São Paulo
Treinador tenta mudar filosofia de trabalho dos jogadores com revezamento de elenco
Fonte Lance!
16 de Maio de 2010
Avalie esta notícia:
7
4
VEJA TAMBÉM
- São Paulo fecha com Lucas Ramon e tenta liberação imediata junto ao Mirassol- Rebaixado com o Fortaleza, Breno Lopes vira alvo do São Paulo para 2026
- Boca Juniors mira Calleri e São Paulo avalia possível reestruturação
- Troca confirmada! São Paulo confirma troca de jogador por craques com o River
- Antony voltando? Atacante declara seu amor ao São Paulo e reafirma volta no futuro