Richarlyson comemora volta do equilíbrio emocional e tático
Fonte Gazeta Esportiva
14 de Maio de 2010
A atuação segura de Richarlyson como terceiro zagueiro do São Paulo na vitória sobre o Cruzeiro deixou o jogador muito satisfeito. Antes da partida, válida pela Copa Libertadores, ele havia admitido problemas para atuar como lateral esquerdo. Além disso, se preparava para voltar à equipe depois de conturbada expulsão na competição. Na quarta-feira, conseguiu superar as duas questões e retomou o equilíbrio.
Primeiro, Richarlyson se encontrou no esquema tático de Ricardo Gomes: com Rodrigo Souto e Hernanes como titulares absolutos no meio-campo, ele tinha a expectativa de atuar na lateral esquerda. A volta do 3-5-2 fez com que fosse deslocado para a zaga, onde se adaptou melhor. "Como zagueiro, você sabe que a única coisa que tem que fazer é desarmar, mais nada", disse o jogador.
"Como lateral, você tem também que ajudar o ataque com lançamentos, cruzamentos e passes. Essa é a dificuldade: saber quando atacar. Eu até conversei com o Ricardo Gomes, prefiro ser improvisado como terceiro zagueiro do que como lateral esquerdo", disse o jogador. Satisfeito no setor defensivo, ele recuperou o equilíbrio emocional, que deixou de existir quando quase agrediu o árbitro ao ser expulso na partida de ida das oitavas, contra o Universitario-PER.
No Mineirão, o zagueiro recebeu cartão amarelo por falta dura em Kléber, ainda aos 36 minutos do primeiro tempo, mas mesmo assim soube se conter. "O que me deixou mais constrangido foi a atitude do árbitro. Eu não sabia como ele ia lider com o cartão, se poderia pensar pela outra partida, com o Universitário, e de certo modo não me blindar. Mas deu tudo certo", contou o atleta.
Richarlyson não foi substituído e encerrou o duelo sem problemas, mesmo com a forte pressão que o Cruzeiro fez nos minutos finais. "Pude fazer uma partida consciente e de muita tranquilidade por saber marcar o Kléber, que é um jogador forte e que usa o corpo. Com a entrada de Guerrón, que joga com velocidade, ficou ainda mais complicado de marcar. Mesmo com cartão, tive tranquilidade", complementou.
Avalie esta notícia:
6
4
VEJA TAMBÉM
- São Paulo fecha com Lucas Ramon e tenta liberação imediata junto ao Mirassol- Rebaixado com o Fortaleza, Breno Lopes vira alvo do São Paulo para 2026
- Boca Juniors mira Calleri e São Paulo avalia possível reestruturação
- Troca confirmada! São Paulo confirma troca de jogador por craques com o River
- Antony voltando? Atacante declara seu amor ao São Paulo e reafirma volta no futuro