Nação do Maior do Mundo;
Voltando a contar pequenas e valiosas histórias do clube mais soberano do Brasil, me deparei com um jogo que marcou muito a minha infância: Um São Paulo x Grêmio no Pacaembu, válido pelo Campeonato Brasileiro de 1985.
Naquela época, o campeonato nacional era disputado no primeiro semestre e o Maior do Mundo, na época treinado por Cilinho, não vinha nada bem no torneio.
No dia 11 de abril a equipe precisava vencer o Grêmio para continuar na competição. Apesar de estar mal no campeonato, a torcida lotou o Pacaembu para prestigiar a nova safra de garotos que estavam começando no clube. Me lembro que meu pai me levou ao estádio Municipalr. Eu tinha 13 anos na época e nunca tinha ido ao Paulo Machado de Carvalho.
Logo no primeiro tempo, para desespero da massa tricolor, o Grêmio já estava vencendo por dois a zero. Era o fim da saga do São Paulo na competição e muita gente se preparava para sair do estádio quando no início do segundo tempo Careca descontou para o tricolor, seguido de Silas. A torcida do São Paulo que estava calada passou a apoiar o time de uma maneira que eu nunca tinha visto. Todos juntos empurravam o Maior do Mundo para cima do Grêmio, que só se defendia.
Foi um dos maiores massacres que eu presenciei em um estádio. Só dava São Paulo! Os garotos, até então desconhecidos, davam um show dentro de campo com passes geniais e muita movimentação. Infelizmente a bola teimou em não entrar, o placar ficou no 2×2 e o tricolor amargou a saída do campeonato. No entanto, a torcida deu uma das maiores aulas de reconhecimento e amor a camisa, aplaudindo por mais de dez minutos os jogadores em campo após o apito final.
Sim, fomos eliminados naquela partida, mas a torcida tricolor tinha certeza que aqueles garotos que estavam começando no tricolor iriam dar mais anos e anos de “vacas gordas† ao clube. Era o início de uma nova era. Meses depois o tricolor conquistou o Paulista daquele ano (que era disputado no segundo semestre) em cima da Portuguesa e deu origem aos “Menudos do Morumbi†.
Um detalhe importante é que os Menudos do Morumbi não representavam toda a equipe tricolor (que tinha jogadores bem experientes como Oscar, Dario Pereyra e Careca) mas sim apenas três jovens que desequilibravam qualquer jogo: Silas, Muller e Sidney.
Tenho muito orgulho de ter visto essa geração jogar…
Saudações tricolores!
PS: Essa foto não é do jogo que descrevi. Ela foi tirada na final do estadual de 85, vencida pelo tricolor.
A pré-história dos Menudos do Morumbi!
Fonte Blog do Torcedor
3 de Maio de 2010
Avalie esta notícia:
14
4
VEJA TAMBÉM
- CASO CRIMINAL: São Paulo é denunciado ao MP por suposta gestão temerária e rebate acusações- Tricolor responde denuncia do Ministério Público! São Paulo é denunciado ao MP e solta nota esclarecendo denuncia
- Melou: Pedro Rocha tem acordo encaminhado com Coritiba após impasse do São Paulo
- Rigoni, Dinenno e mais: Crespo confirma reformulação profunda no São Paulo
- Com R$ 912 milhões em dívidas, São Paulo planeja 2026 e espera reforços internos