CBF recua, mas C13 já se move por nova liga

Declarações de Ricardo Teixeira não tiram ânimo de presidentes

Fonte Lance!
Durante assembleia da CBF realizada na quarta-feira passada, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, disse não ser o momento para a criação de uma liga de clubes responsável por administrar os campeonato nacionais. Ao que parece, no entanto, não tirou o ânimo dos presidentes dos clubes. Segundo apurou o LANCENET!, o Clube dos 13 não desistiu de fazer uma nova organização e já faz contatos com filiados para realizar uma liga.
A questão da nova liga foi defendida durante o processo eleitoral para a presidência do C13. Kléber Leite, candidato de oposição, disse ter a aprovação de Teixeira para levar a ideia adiante. No entanto, o mandatário da CBF recuou no assunto após a vitória de Fábio Koff no pleito de segunda-feira.
Reeleito até 2013, Koff reafirmou através de sua assessoria de imprensa que “continuará trabalhando em prol de uma nova liga†, como defendeu durante sua campanha. O dirigente, inclusive, estará em Curitiba na segunda-feira para debater este, entre outros assuntos, durante encontro com os presidentes de Atlético-PR e Paraná.
– O primeiro passo para a liga é aumentar o número de clubes associados, até pela lei, que obriga o campeonato a ter acesso e descenso. Isso será discutido segunda e vamos avançar – afirmou o presidente do Atlético-PR e vice da chapa de Koff, Marcos Malucelli.
A meta do C13 é conseguir apoio dos 40 clubes das duas principais divisões do país para, enfim, tirar a liga do papel. Nas próximas semanas, novos encontros acontecerão, inclusive com clubes ainda não associados, como o Paraná, e a questão estará sempre em pauta.
Confira o que falaram Marcos Malucelli, presidente do Atlético-PR e vice da chapa de Koff, e Luís Álvaro de Oliveira, presidente do Santos que apoiou Kléber:
LANCENET!: Como está o andamento da discussão sobre a construção da nova liga de clubes?
MARCOS MALUCELLI: Isso será discutido. Segunda-feira receberemos a visita do presidente Fábio (Koff) aqui em Curitiba. Vamos avançar no assunto. Depois, ele conversará com vários outros clubes do país. Àmedida que esses encontros forem se confirmando, o assunto caminhará, para que, em dezembro, quando a nova diretoria do C13 assumir, toda essa plataforma já esteja montada.
LNET!: Como o senhor recebeu a declaração contrária de Ricardo Teixeira sobre a nova liga?
MM: Nem tomei conhecimento dessa declaração. Mas, independentemente do que foi dito, a verdade é que, quando esteve aqui e almoçou comigo e com o presidente do Coritiba (Jair Cirino), o Kléber Leite nos disse que a eleição implicaria na criação da liga porque ela estava autorizada pelo Teixeira. Se a CBF não se opõe nesse caso, é de se supor que não se oponha qualquer seja o presidente do C13. Isso é lógico.
LNET!: Como o senhor vê a mudança no discurso de Ricardo Teixeira sobre a liga?
LUÍS ÁLVARO DE OLIVEIRA: Não sei se houve mudança. A criação da liga é um tema unânime. Mas é uma tarefa complicada, que implica numa reforma estatutária. Entre outros pontos, há complicações como atrair os 40 clubes da Primeira e da Segunda Divisões. Isso é necessário por conta da legislação, que obriga acesso e descenso. Não acredito que seja uma tarefa simples ou fácil. Era o objetivo dos dois candidatos. Por isso, não vejo como uma mudança de atitude do presidente Ricardo Teixeira, mas uma constatação.
LNET!: Que pontos o senhor acredita que a nova liga deve discutir?
LAO: O C13 pertence a todos os clubes. Por isso, as decisões são tomadas por bom senso ou por maioria. Mas, pensando na agremiação que é o Santos, pleitearia presença no grupo mais privilegiado nas cotas de TV. Acho válida uma revisão dos critérios.Ofutebol é dinâmico, não se pode basear em um critério de dez anos atrás.
Avalie esta notícia: 10 3
VEJA TAMBÉM
- Troca confirmada! São Paulo confirma troca de jogador por craques com o River
- Antony voltando? Atacante declara seu amor ao São Paulo e reafirma volta no futuro
- Reformulação completa!! São Paulo anuncia contratação de mais de 10 profissionais para o departamento médico do Tricolor
- BARCA TRICOLOR: São Paulo chega a 10 saídas em 2025 e enxuga elenco para Crespo
- Julio Casares contrata criminalista renomado para atuar em investigação no São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net