Quase três anos após entrar de cabeça no projeto de realizar a abertura da Copa do Mundo de 2014 no Morumbi, o São Paulo enfim recebeu elogios do secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke.
Na última segunda-feira, três representantes da entidade realizaram uma vistoria no palco tricolor. O especialista em estádios Carlos de la Corte, o diretor de estádios e competições Fúlvio Danilas e o diretor de marketing Jay Neuhaus.
O trio conheceu detalhes do projeto que será enviado à Fifa no dia 15 de abril, antecipado pelo LANCENET! no último dia 9 de março. Segundo os representantes do comitê são-paulino responsável por coordenar as reformas, eles ficaram satisfeitos com as mudanças, principalmente a decisão de rebaixar o nível do gramado.
Após a vistoria, os dirigentes repassaram as informações a Valcke. Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva após mais um Congresso da Fifa, em Zurique (SUI), o secretário-geral revelou satisfação com o projeto do clube.
– As últimas informações que recebemos sobre a Copa de 2014 são boas. Até mesmo do Morumbi, que já virou uma saga entre a Fifa e São Paulo. O último projeto que recebemos preenchem todos os requisitos pedidos – disse o francês, cujas críticas são tidas como maior empecilho para que a abertura seja no estádio.
Em fevereiro, Valcke havia dito que as mudanças propostas até então capacitavam o Morumbi para, no máximo, partidas das oitavas de final do Mundial. Além do jogo inaugural, o São Paulo e o Comitê da candidatura paulista querem ver também uma das semifinais no estádio.
– Os planos de reforma do Morumbi eram um problema. E o projeto que recebemos recentemente nos deixou satisfeitos com a evolução. O que foi pedido está sendo atendido.
A GMP (escritório alemão de arquitetura responsável pelas alterações) vai enviar no dia 15 de abril os desenhos do projeto definido, já com a resolução do rebaixamento do gramado. É fato que vai ocorrer. O campo do Morumbi deve ficar em torno de 1,5 a 2 metros mais baixo. A arquiteta “chefe† do novo estádio é a alemã Silke Flassnoecker.
O São Paulo optou pelo rebaixamento após receber do Governo e da Prefeitura a confirmação da canalização do córrego no entorno do Morumbi, além da construção de piscinões que viabilizam a obra.
Sugestão da Fifa altera projeto
A vistoria do trio da Fifa ocasionou uma alteração no projeto. Em vez de estender o anel intermediário em três dos quatro setores do Morumbi, a mudança será só no setor vermelho. Atrás dos gols, o anel segue intacto, com mais fileiras em razão do rebaixamento do campo.
A Fifa achou desnecessário esconder locais como o bar e a loja atrás de arquibancadas provisórias, uma das possibilidades pensadas para o Mundial. O clube ficou aliviado, já que não pretendia mexer com algumas das principais fontes de renda do estádio. O prolongamento do anel intermediário até o nível do gramado será delimitado por onde hoje funciona uma livraria de um lado, e do outro por onde será o buffet infantil.
Bate-Bola com Adalberto Baptista - Diretor de marketing
LANCENET!: Como o São Paulo recebeu os elogios do Jérôme Valcke?
ADALBERTO: Recebemos com muita alegria e satisfação. É muito importante para nós saber que as alterações estão sendo aprovadas, principalmente o que o Governo e a Prefeitura nos possibilitaram com os avanços nas obras do entorno, a canalização do córrego que vai permitir o rebaixamento do gramado.
LNET!: Mas o projeto seria enviado apenas no dia 15 de abril. Isso foi antecipado? A Fifa já recebeu?
A: Não, vamos enviar no dia 15. Mas eles vieram até aqui, fizeram uma vistoria e mostramos as ideias. Foi importante eles terem visto que já estamos nos mexendo para deixar o Morumbi apto a receber a abertura.
LNET!: Está definido qual o tamanho do rebaixamento do nível do gramado? É significativo?
A: Está definido que efetivamente vamos rebaixar, diante da canalização do córrego e da construção dos piscinões.
LNET!: Como ficará o Santo Paulo e os outros camarotes com o prolongamento do anel intermediário até o nível do gramado?
A: O anel intermediário só será prolongado no setor vermelho. Não existe, não vai ser esticado nos outros setores. Vamos preservar os principais camarotes. Serão só dois terços do anel.
Vistoria da Fifa motivou elogios de Valcke
Representantes da entidade visitaram o Morumbi na segunda-feira e fizeram até sugestão no projeto
Fonte Lance!
19 de Março de 2010
Avalie esta notícia:
7
0
VEJA TAMBÉM
- NA SURDINA: São Paulo assina memorando com Evangelos Marinakis para a base e deixa torcida em alerta sobre o futuro de Cotia- Destaque absoluto no Morumbi, meia entra no radar do Flamengo para próxima temporada
- São Paulo acerta bases e fica perto de contratar Lucas Ramon para 2026
- Reforço de peso? São Paulo mira Allan, do Flamengo, e estuda empréstimo para 2026
- Agora ele vem? São Paulo ainda tenta contratação de Marcos Leonardo que está fora dos planos de time saudita