Desde que estreou no São Paulo, em junho do ano passado, o técnico Ricardo Gomes, com passagem pelo futebol francês, trouxe em sua bagagem algumas dicas do futebol europeu para implantar no Tricolor. E nesta quinta-feira à noite diante do Barueri, no Morumbi, o treinador poderá colocar em campo estes ensinamentos.
Depois de promover a reestreia do lateral-direito Cicinho na equipe titular contra o Ituano, no último sábado, Ricardo Gomes dará ao camisa 23 uma nova função em campo. Ele irá compor o meio-de-campo com Jean, Richarlyson e Cleber Santana.
Com isso, o time será montado com duas linhas de quatro. Lá atrás, Renato Silva irá desempenhar o papel de um lateral-direito, com Jorge Wagner fazendo o outro lado do campo. Já Miranda e Xandão (foto), que reencontra seu ex-clube, formarão a dupla de zaga.
"Estou fazendo uma função que não fazia antes. Fico como lateral, mas sem apoiar. Como um terceiro zagueiro, mas batendo de frente do lateral", explicou Renato Silva.
O esquema - com um zagueiro fazendo o papel de lateral - tem sido muito usado por clubes na Europa. O Real Madrid, por exemplo, já escalou o zagueiro Sérgio Ramos diversas vezes na lateral direita. Já Cicinho, lateral de origem, também jogou deslocado no meio, no próprio time espanhol. Feito que se repetiu na Roma, da Itália.
Para encarar o Barueri, Ricardo deverá poupar o volante Hernanes. O camisa 10 ficou de fora de apenas um jogo do São Paulo na temporada. Ele está relacionado, mas poderá começar a partida no banco de reserva. O são-paulino é um dos jogadores que mais atuou na atual temporada.
Já Renato Silva, Jorge Wagner, Marcelinho e Washington retornarão ao time após não atuarem diante do Ituano, no último fim de semana. Por outro lado, Dagoberto segue se recuperando de uma lesão no adutor esquerdo e continua no REFFIS.
SÃO PAULO X BARUERI
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/Horário: 18/2/2010, 21h50 (de Brasília)
Ãrbitro: Guilherme Cereta de Lima
Assistentes: Marcio Luiz Augusto e Danilo Ricardo Simon Manis
SÃO PAULO: Rogério; Renato Silva, Xandão e Miranda e Jorge Wagner; Jean, Richarlyson, Cicinho e Cleber Santana; Marcelinho e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.
BARUERI: Márcio; Éder, Paulão, Diego e Marcelo Oliveira; Ji-Paraná, Marcos Assunção, João Vítor e Carlos Eduardo; Willian (Henrique Dias) e Flavinho.. Técnico: Vinícius Eutrópio
Ricardo testa São Paulo "europeu" nesta quinta
Treinador escala Renato Silva como um lateral e adianta Cicinho para o meio-de-campo
Fonte Site Oficial
18 de Fevereiro de 2010
Avalie esta notícia:
29
10
VEJA TAMBÉM
- Agora ele vem? São Paulo ainda tenta contratação de Marcos Leonardo que está fora dos planos de time saudita- Craque encaminhado? São Paulo avança na contratação de lateral direito de time rival!
- Troca bombastica travada? São Paulo tenta encaminhar troca de jogadores com rival mas vive impasse na negociação
- Tricolor desiste de contratação? São Paulo tenta contratação de volante mas desiste por questões financeiras
- Mesmo após polêmica com o TecFut, São Paulo mantém metodologia e aposta em Cotia para a Copinha 2026