Entregar ou não? Eis a questão. Uns acham que é antiético, antiprofissional deixar de atuar com a capacidade máxima em detrimento de seu maior rival. No entanto, há quem pense que essa “ajudinha† pode sim acontecer. O confronto de domingo entre Grêmio e Flamengo pode definir o Campeonato Brasileiro. Sendo ainda mais específico, o Tricolor pode ser o responsável por “dar† o título ao Rubro-Negro ou ao seu arquirrival, o Internacional.
Muitas foram as manifestações, por parte do Grêmio, de que o time não fará “corpo mole† diante do Flamengo, no Maracanã. Se vencerem, os cariocas chegam a 67 pontos, conquistando, de forma isolada, o título do Brasileirão. Para trás, ficariam Palmeiras, São Paulo e Inter, todos ainda com chances de levar o caneco.
Quatro ídolos da torcida gremista comentaram a situação que os times terão que enfrentar às 17h deste domingo. Apenas Renato Gaúcho, o mais polêmico e que já foi campeão brasileiro pelo Flamengo, em 1987, disse acreditar que o Tricolor não será uma pedra no sapato rubro-negro.
Mesmo contrários ao "corpo-mole", o zagueiro Mauro Galvão e o goleiro Danrlei também não crêem em grandes dificuldades para os cariocas. Nos argumentos para defender as ideias, teve até quem citasse o sistema de “mata-mata† como uma forma mais emocionante e também mais justa para o campeonato.
Renato Gaúcho:
- É só ligar para os colorados e perguntar o que eles fariam se fosse do outro lado. Sabe quando que o Inter ia correr para dar um título para o Grêmio? Nunca. Pode ter certeza que o Grêmio não está se importando muito com o Inter não.
Danrlei:
- Sou contra. Acredito que o Grêmio é muito grande para fazer esse tipo de coisa, e o time vai tentar fazer a parte dele. Como o grande clube que é, tem que fazer o que é correto. Mas acontece que o pessoal está esquecendo que, do outro lado, tem o Flamengo, que teria condições de ganhar o jogo sem que houvesse qualquer tipo de situação como essa. É o líder, competente, em plenas condições de vencer e não pode nem pensar em perder. E mais, diante do histórico do Grêmio fora de casa no campeonato, de só uma vitória, não consigo imaginar isso como um fator determinante para uma possível vitória do Flamengo. O Grêmio tem que trabalhar com o grupo que tem. A não ser que um atleta diga que não quer ser o culpado por um eventual título do Inter e peça para não jogar. Mas o atleta tem que ser profissional e entrar pensando na vitória.
Mauro Galvão:
- Acho que os jogadores que entrarem vão fazer o possível por um bom resultado. Mas são objetivos diferentes: o Flamengo briga pelo título, e o Grêmio apenas para terminar o campeonato. Isso já gera pretensões diferentes, não é a mesma coisa. Vimos, por exemplo, o Fluminense buscando sair do rebaixamento, e o Vitória apenas cumprindo tabela, na última rodada. O Inter buscando o título, e o Sport, já rebaixado, apenas terminando o campeonato. Já no mata-mata, temos situações mais emocionantes, onde os dois times sempre jogam pelo mesmo objetivo. O campeonato deste ano é bom e tudo mais, mas o fato de depender de outros resultados deixa um gosto amargo nesse final. Você ganha o jogo, mas não está certo de que ganha o título. (Em entrevista ao SporTV).
OBS: deixou o cargo de diretor de futebol do Grêmio há dez dias.
Mazaropi:
- O torcedor gremista não vai aceitar o seu rival conquistar o título justamente com a vitória do Grêmio, mas não vejo como atender isso. Quando você vai a campo, não há como não se empenhar para vencer. É complicado. Você é profissional, tem que fazer seu trabalho. Está ali para atuar de maneira correta e digna. Eu nunca gostei de ser poupado, meu negócio era jogar. Essa decisão da diretoria (de dar férias antes) havia sido tomada porque eles não imaginaram que chegaria a essa situação. Não sei também até que ponto a CBF e os outros clubes entenderiam a posição do Grêmio de atuar com os reservas. (Em entrevista ao ClicRBS).
Ãdolos gremistas são contra entregar, mas Renato Gaúcho não crê em muito esforço
Diferente de outros grandes nomes da história do Grêmio, ex-jogador acredita que Tricolor não estará ‘se importando muito com o Inter’
Fonte Globo Esporte
5 de Dezembro de 2009
Avalie esta notícia:
7
7
VEJA TAMBÉM
- De saída! São Paulo anuncia empréstimo de lateral ao Fortaleza- CAMPANHA #RenunciaCasares: até quando o torcedor vai aguentar tantos escândalos no São Paulo?
- São Paulo relaciona seis atletas do profissional para buscar bicampeonato da Copinha
- BOMBA: São Paulo negocia troca com Botafogo envolvendo até seis jogadores; Entenda
- Possível impeachment: Escândalo no Morumbi coloca mandato de Julio Casares sob risco no São Paulo