Washington troca dinheiro e idolatria no Flu por título no São Paulo

Fonte Gazeta Esportiva
Artilheiro do Campeonato Brasileiro por duas vezes, Washington abriu mão de sua idolatria no Fluminense para acertar com o São Paulo em busca de um título de expressão para coroar sua carreira. Afinal, apesar de sua coleção de taças no futebol japonês, o Coração Valente ainda não sabe o que é levantar um troféu de âmbito nacional no Brasil.
Nesta entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva.Net, o camisa 9 explica que recusou uma proposta financeira melhor das Laranjeiras para apostar no Tricolor paulista em 2009. Além disso, aos 34 anos, o goleador também fala de sua relação permeada por aplausos e vaias com a torcida do Morumbi.
GE.Net: Além de conquistas importantes no Japão, você só tem no currículo duas taças no Brasil: Copa Daltro Menezes (pelo Caxias) e Campeonato Gaúcho (Internacional). Como encara a chance de ganhar seu primeiro título nacional aqui?
Washington: É difícil controlar essa ansiedade. Já estive nessa situação em 2004 e acabei perdendo a liderança na penúltima rodada com o Atlético-PR. Como tive essa experiência que não deu certo, eu fico um pouco ansioso, mas a vontade de vencer é muito maior do que qualquer outra coisa. Estou me dedicando ao máximo para que o time consiga o título.
GE.Net: Você que já sentiu o que é perder um título faltando duas rodadas, como se comporta nessas três partidas que restam para o Tricolor?
Washington: Não dá nem para respirar. O campeonato continua difícil e vai ser assim até o final. Temos duas partidas fora, enquanto o Flamengo tem duas em casa. A tabela é melhor para eles, mas estamos com a pontuação na frente. Mesmo sendo difícil, depende só de nós. Espero que a gente consiga aproveitar bem as oportunidades e buscar esse título.

GE.Net: Quando decidiu acertar com o São Paulo, você tinha a noção de que poderia ganhar seu primeiro título nacional?
Washington: Foi por isso que eu aceitei e vim para cá. Estava tranquilo no Fluminense, tinha um nome e estava bem. A proposta financeira era até melhor lá. Mas eu vi a estrutura daqui e sabia que iria brigar por títulos, pois o São Paulo sempre disputa até o final. Não está sendo diferente. Está acontecendo o que eu pensei, só falta terminar bem.
GE.Net: Este seria o título mais importante de sua carreira?
Washington: Seria sim, pois sou brasileiro e estou em meu país. Tenho outros títulos importantes, mas, com certeza, este é especial.
GE.Net: E você já foi o goleador máximo do Brasileirão por duas vezes. Como está sendo disputar o troféu pelo São Paulo sem brigar pela artilharia? Fica uma frustração?
Washington: Desta vez, está invertido. Fui artilheiro, mas nunca campeão. Agora, não vou ser artilheiro, mas o que mais desejo é ser campeão. Eu sempre disputei a artilharia. Posso até sentir alguma coisa individualmente, mas a chance de ser campeão apaga tudo e é isso o que eu mais quero. Qualquer frustração de artilharia, se existisse, apagaria agora.
GE.Net: Durante a temporada, foi falado muito sobre eventuais atritos entre você, Borges e Dagoberto. Está tudo tranquilo entre vocês nesta reta final?
Washington: Não teve problema nem no início. Claro que todos querem jogar, isso é normal, mas nunca existiu desrespeito um com o outro. Agora, a cabeça de todos está realmente voltada ao título, ninguém pensa apenas em si.
GE.Net: No sábado, contra o Vitória, você ficou bem no meio da discussão entre André Dias e Hugo. O que aconteceu?
Washington: Eu estava lá mesmo (risos). Começaram a discutir e tentei segurar, porque estavam passando um pouco do limite... Mas foi apenas a vontade de vencer, a ansiedade aumenta um pouco o nervosismo. Aquilo já passou. O Hugo e o André são caras excepcionais e se dão bem demais. Se eles não se dessem bem, não teria existido nem a discussão.
GE.Net: Você foi ídolo por onde passou em sua carreira, mas encontrou resistência aqui no São Paulo. Enquanto uma parte da torcida tricolor o considera goleador, a outra o acha 'caneludo'. Isso é diferente para você?
Washington: É uma novidade para mim. Durante minha carreira toda, passando por Ponte Preta, Atlético-PR, Fluminense e no Japão, sempre gostaram de mim. Aqui, está um pouco diferente, mas faz parte e estou levando como experiência. Tenho certeza de que há algo de bom guardado para mim e a torcida vai ficar muito feliz comigo no final.
GE.Net: Mas você chegou a ficar chateado?
Washington: Eu pensava: 'O que está havendo?'. Mas sei também das dificuldades que o clube passou neste ano. Além disso, é uma coisa que vem da temporada passada também, quando marquei gols contra o São Paulo. Mas estou bem mais feliz agora e tenho apoio da torcida. No último jogo (contra o Vitória), perdi um gol que não estou acostumado e, mesmo assim, gritaram meu nome.
GE.Net: E você só tem contrato até o fim do ano no São Paulo. Há pouco mais de um mês, seu empresário (Gilmar Rinaldi) esteve na Europa para ouvir propostas. O que realmente chegou a você?
Washington: Quando entramos nesta reta final, com o São Paulo na briga pelo título, eu cheguei ao Gilmar e disse que ele sabe o que eu desejo. Eu falei que estou focado no campeonato e que não quero conversar com outros times. Isso não me interessa agora. Teremos tempo para isso depois. Ele pode estar recebendo telefonemas, mas está sabendo administrar. Depois que acabar o campeonato, se Deus quiser com o título, vou conversar com ele e ver o que acontece.
GE.Net: Ficar no São Paulo é uma possibilidade?
Washington: Não seria eu que teria de responder. Claro que seria interessante continuar, pois estou bem adaptado e feliz.
Raio-X
Nome: Washington Stecanela Cerqueira
Apelido: Coração Valente
Nascimento: 1º de abril de 1975, em Brasília (DF)
Altura: 1,90 m
Peso: 88 kg
Clubes: Caxias do Sul (1993 a 1997 e 1999), Internacional (1997), Ponte Preta (1998 e 2000 a 2002), Paraná Clube (2000), Fenerbahce (2002), Atlético-PR (2004), Verdy Tokyo (2005), Urawa Reds Diamonds (2006 a 2007), Fluminense (2008) e São Paulo (2009)
Títulos: Copa Daltro Menezes (1996), Campeonato Gaúcho (1997), Supercopa do Japão (2005 e 2006), Copa do Imperador (2006), Campeonato Japonês (2006) e Copa dos Campeões da Ásia (2007)
Artilharia: Campeonato Paulista (2001), Copa do Brasil (2001), Campeonato Brasileiro (2004 e 2008), Copa Nabisco (2006), Campeonato Japonês (2006) e Mundial de Clubes (2007)
Avalie esta notícia: 13 8
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net