A asfixia financeira e a incapacidade de buscar grandes reforços no mercado ditaram os rumos do departamento de futebol na Barra Funda e colocam o futuro do elenco tricolor totalmente em jogo. O técnico Dorival Júnior confirma que vem utilizando as categorias de base como a principal solução estrutural para reoxigenar o time profissional do São Paulo, reunindo nada menos que 11 atletas que ainda possuem idade para atuar pelo Sub-20 integrados à rotina da equipe principal.
A aposta nos jovens revelados em Cotia reage à sangria no grupo principal, que registrou 13 baixas ao longo da temporada entre negociações definitivas e peças fora dos planos — grupo que inclui nomes como Young, Moreira, Maik, Cédric Soares, Alan Franco, Dória, Ferraresi, Luan, Negrucci, Hugo, Alisson, Paulinho e Tapia. A diretoria são-paulina contesta a falta de opções e admite que a juventude é o caminho mais viável nos bastidores: a resposta esportiva foi imediata no último sábado, quando o atacante Gustavo Santana, de 20 anos, assumiu a vaga do lesionado Calleri e marcou o gol decisivo na vitória sobre o Red Bull Bragantino, encerrando um incômodo jejum de dez rodadas no Brasileirão.
— A necessidade de reconstruir o elenco sem orçamento para contratações nos desafia diariamente no trabalho de campo. A comissão técnica admite o impacto de desfalcar o Sub-20 em momentos importantes da base, mas o momento da instituição nos cobra coragem para acelerar a maturação desses garotos. Não há nenhum acordo travado para deixá-los apenas assistindo; estamos preparando uma equipe jovem para dar sustentação ao São Paulo e buscar resultados expressivos — dispara o técnico Dorival Júnior nos bastidores do Morumbis.
O treinador administra um time inteiro de promessas de até 20 anos para contornar o impasse de opções no plantel: o goleiro João Pedro (20); o lateral-direito Igor Felisberto (19); os zagueiros Osorio (19) e Isac (20); o lateral-esquerdo Nicolas (19) — que cumpre rotina com apoio psicológico após se envolver em acidente de trânsito em Barueri —; os meio-campistas Djhordney (19) e Pedro Ferreira (19); além dos atacantes Tetê (19), Ryan Francisco (19), Gustavo Santana (20) e Lucca (19).
Com a concorrência aberta nas pontas e no comando de ataque, os garotos protagonizam um rodízio direto por espaço nas relações de viagem com peças experientes como André Silva.
Cientes de que a sequência do Campeonato Brasileiro exigirá vigor físico e personalidade diante de adversários cascudos, comissão técnica e lideranças experientes cobram firmeza dos recém-promovidos. O São Paulo confirma que manterá os jovens de Cotia no centro do projeto esportivo para garantir regularidade na tabela e superar as limitações do caixa até o fim do ano.
Sem dinheiro para contratar, Dorival Júnior aposta em 11 jovens de Cotia
Em crise financeira e após 13 saídas no elenco, o técnico Dorival Júnior recorre às categorias de base e integra 11 jogadores com idade de Sub-20 no São Paulo.
31 de Agosto de 2026
Avalie esta notícia:
8
0
VEJA TAMBÉM
- VÍDEO: São Paulo vai pagar os atrasados? R$ 140 milhões da Ticketmaster podem resolver problema- Ex-São Paulo e campeão da Copa do Brasil é alvo de operação que investiga tráfico de drogas e armas
- OLHO NA TABELA! Confira a colocação do São Paulo no final da rodada
- PECHINCHA? Quanto o São Paulo pagou por Gustavo Santana surpreende a torcida
- VITÓRIA GIGANTE! São Paulo vence Bragantino, encerra jejum de 10 jogos e se afasta do Z-4
time falido esperar o que depois dizem querer ganha tilo e uma verdadeira palhaçada está igual fim feira DRT de *****
finalmente