Tapia, de 24 anos, tem contrato com o Tricolor até 2029 e deve deixar o clube nos próximos dias, já que a janela de transferências da MLS abre em 20 de julho. O atacante chegou ao São Paulo em junho de 2025, inicialmente por empréstimo do River Plate, e depois foi adquirido em definitivo em negociação que envolveu a ida de Galoppo ao clube argentino.
Desde então, Tapia disputou 48 partidas pelo São Paulo e marcou oito gols. Na atual temporada, foram 27 jogos e três gols. O Tricolor detém 60% dos direitos econômicos do jogador, e a opção de compra prevista no contrato pode representar retorno financeiro caso o Columbus Crew decida adquiri-lo em definitivo.
Apesar de ser considerado reserva imediato de Jonathan Calleri, Tapia perdeu espaço após a chegada de Dorival Júnior. A diretoria trabalha para remodelar o elenco e já anunciou a contratação de Victor Sá, além de avançar em negociações com Domingos Duarte, Aurélio Buta e Newton.
O empréstimo de Tapia faz parte de uma estratégia da diretoria para equilibrar o elenco e abrir espaço para novos reforços. Ao mesmo tempo, o São Paulo também liberou o zagueiro Alan Franco para o Tigres, do México, em outra movimentação de mercado.
Com a saída de Tapia e a chegada de novos nomes, o Tricolor busca manter competitividade e ajustar o grupo para a sequência da temporada, especialmente em competições nacionais e internacionais.