A disputa pela Taça das Bolinhas, um dos troféus mais emblemáticos da história do Campeonato Brasileiro, ganhou um novo capítulo. O Flamengo apresentou um recurso ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) com um pedido de efeito suspensivo para impedir que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entregue o troféu ao São Paulo antes do encerramento definitivo da batalha judicial.
A ação faz parte de uma disputa que já ultrapassa uma década e envolve interpretações diferentes sobre quem foi o primeiro clube brasileiro a cumprir os critérios estabelecidos para receber a histórica Taça das Bolinhas.
O que é a Taça das Bolinhas?
A Taça das Bolinhas foi criada em 1975 pela Caixa Econômica Federal para homenagear o primeiro clube que conquistasse cinco títulos brasileiros alternados ou três consecutivos. O regulamento previa que o troféu passaria definitivamente ao clube que alcançasse esse feito.
Durante muitos anos, acreditava-se que o Flamengo seria o destinatário da taça, principalmente após o reconhecimento, pela CBF, do título brasileiro de 1987. No entanto, a própria entidade concluiu posteriormente que, considerando os critérios estabelecidos quando o troféu foi criado, o primeiro clube a atingir a marca foi o São Paulo, campeão brasileiro pela quinta vez em 2007.
Por que Flamengo e São Paulo brigam pelo troféu?
O centro da discussão está justamente no Campeonato Brasileiro de 1987. O Flamengo considera que aquele título deve ser levado em conta para efeito da Taça das Bolinhas, entendimento que faria o clube alcançar o número necessário antes do São Paulo.
Já o São Paulo sustenta que o regulamento original da premiação e as decisões posteriores da CBF apontam o Tricolor como legítimo vencedor da disputa, já que conquistou seu quinto Campeonato Brasileiro em 2007.
O que o Flamengo pede agora?
No novo recurso apresentado ao TRF-3, o Flamengo pede que a Justiça impeça a entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo até que exista uma decisão definitiva sobre a posse do troféu.
Segundo o clube carioca, existe risco de "dano irreparável" caso a CBF e a Caixa Econômica Federal realizem a entrega antes do fim do processo. A defesa rubro-negra afirma ainda que uma decisão anterior da Justiça do Rio de Janeiro já havia reconhecido esse risco ao suspender uma eventual transferência da taça.
O que diz o São Paulo?
O São Paulo sempre defendeu que possui o direito ao troféu com base nas decisões da própria CBF e em entendimentos judiciais favoráveis ao longo dos últimos anos. O clube também sustenta que cumpriu todos os requisitos previstos no regulamento da premiação ao conquistar seu quinto título brasileiro em 2007.
Em diferentes momentos da disputa, a Taça das Bolinhas chegou a ficar sob a guarda do São Paulo, mas posteriormente retornou à CBF por determinação judicial, aguardando o desfecho definitivo da ação.
Uma disputa que atravessa gerações
A polêmica da Taça das Bolinhas já dura mais de dez anos e se tornou uma das maiores disputas judiciais da história do futebol brasileiro. A cada novo recurso, o processo ganha novos capítulos e mantém viva uma discussão que mobiliza torcedores de São Paulo e Flamengo.
Enquanto não houver uma decisão definitiva da Justiça, a entrega do troféu continua cercada de incertezas, mantendo aberta uma das rivalidades mais curiosas envolvendo títulos e reconhecimento histórico no futebol nacional.
E você, torcedor?
Na sua opinião, a Taça das Bolinhas deve ficar com o São Paulo ou com o Flamengo? Deixe sua opinião nos comentários e participe desse debate que já atravessa gerações do futebol brasileiro.
Nenhuma norma judicial ou lei é retroativa. Se fosse assim Cabral não seria o descobridor do Brasil, porque antes dele já havia estado aqui o espanhol Vicente Pinzon??