Flamengo tenta impedir entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo e trava nova batalha na Justiça

O Flamengo entrou com um novo recurso para impedir que a Taça das Bolinhas seja entregue ao São Paulo. Entenda a longa disputa judicial e por que o troféu ainda gera polêmica.

Fonte SPFC.net/Angeli

A disputa pela Taça das Bolinhas, um dos troféus mais emblemáticos da história do Campeonato Brasileiro, ganhou um novo capítulo. O Flamengo apresentou um recurso ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) com um pedido de efeito suspensivo para impedir que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entregue o troféu ao São Paulo antes do encerramento definitivo da batalha judicial.


A ação faz parte de uma disputa que já ultrapassa uma década e envolve interpretações diferentes sobre quem foi o primeiro clube brasileiro a cumprir os critérios estabelecidos para receber a histórica Taça das Bolinhas.



O que é a Taça das Bolinhas?

A Taça das Bolinhas foi criada em 1975 pela Caixa Econômica Federal para homenagear o primeiro clube que conquistasse cinco títulos brasileiros alternados ou três consecutivos. O regulamento previa que o troféu passaria definitivamente ao clube que alcançasse esse feito.


Durante muitos anos, acreditava-se que o Flamengo seria o destinatário da taça, principalmente após o reconhecimento, pela CBF, do título brasileiro de 1987. No entanto, a própria entidade concluiu posteriormente que, considerando os critérios estabelecidos quando o troféu foi criado, o primeiro clube a atingir a marca foi o São Paulo, campeão brasileiro pela quinta vez em 2007.


Por que Flamengo e São Paulo brigam pelo troféu?

O centro da discussão está justamente no Campeonato Brasileiro de 1987. O Flamengo considera que aquele título deve ser levado em conta para efeito da Taça das Bolinhas, entendimento que faria o clube alcançar o número necessário antes do São Paulo.


Já o São Paulo sustenta que o regulamento original da premiação e as decisões posteriores da CBF apontam o Tricolor como legítimo vencedor da disputa, já que conquistou seu quinto Campeonato Brasileiro em 2007.



O que o Flamengo pede agora?

No novo recurso apresentado ao TRF-3, o Flamengo pede que a Justiça impeça a entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo até que exista uma decisão definitiva sobre a posse do troféu.


Segundo o clube carioca, existe risco de "dano irreparável" caso a CBF e a Caixa Econômica Federal realizem a entrega antes do fim do processo. A defesa rubro-negra afirma ainda que uma decisão anterior da Justiça do Rio de Janeiro já havia reconhecido esse risco ao suspender uma eventual transferência da taça.


O que diz o São Paulo?

O São Paulo sempre defendeu que possui o direito ao troféu com base nas decisões da própria CBF e em entendimentos judiciais favoráveis ao longo dos últimos anos. O clube também sustenta que cumpriu todos os requisitos previstos no regulamento da premiação ao conquistar seu quinto título brasileiro em 2007.


Em diferentes momentos da disputa, a Taça das Bolinhas chegou a ficar sob a guarda do São Paulo, mas posteriormente retornou à CBF por determinação judicial, aguardando o desfecho definitivo da ação.


Uma disputa que atravessa gerações

A polêmica da Taça das Bolinhas já dura mais de dez anos e se tornou uma das maiores disputas judiciais da história do futebol brasileiro. A cada novo recurso, o processo ganha novos capítulos e mantém viva uma discussão que mobiliza torcedores de São Paulo e Flamengo.


Enquanto não houver uma decisão definitiva da Justiça, a entrega do troféu continua cercada de incertezas, mantendo aberta uma das rivalidades mais curiosas envolvendo títulos e reconhecimento histórico no futebol nacional.


E você, torcedor?

Na sua opinião, a Taça das Bolinhas deve ficar com o São Paulo ou com o Flamengo? Deixe sua opinião nos comentários e participe desse debate que já atravessa gerações do futebol brasileiro.

Avalie esta notícia: 7 0
VEJA TAMBÉM
- TROCA DE JOGADORES: São Paulo se aproxima de fazer negócio com o Botafogo
- ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO! Arboleda recebe apoio em reintegração após luta contra depressão
- São Paulo reintegra Arboleda e Maik ao elenco principal durante intertemporada
- De saída? exigências financeiras afastam Calleri de renovar com São Paulo
- MERCADO QUENTE! Vídeo: Apuramos sobre Scarpa, Newton e alvos do São Paulo na janela


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Comentários

josé mathias
0 0
08/07/2026 10:52:33

Nenhuma norma judicial ou lei é retroativa. Se fosse assim Cabral não seria o descobridor do Brasil, porque antes dele já havia estado aqui o espanhol Vicente Pinzon??

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net