O expediente nos tribunais e gabinetes do Morumbis ganhou contornos de pura crise institucional. O zagueiro Arboleda quebrou o silêncio de forma ríspida e enviou um e-mail direto para a alta cúpula do São Paulo exigindo ser reintegrado ao elenco principal em um prazo de até 48 horas. A diretoria tricolor, no entanto, agiu rápido, vetou o ultimato e confirma que o defensor seguirá trabalhando à parte, colocando o futuro do atleta e a estabilidade do vestiário diretamente em jogo às vésperas do racha para a Copa do Mundo de 2026.
Nos bastidores da polêmica, a defesa do equatoriano utilizou termos pesados. Em espanhol, Arboleda exigiu o encerramento imediato de uma suposta “medida segregativa” adotada pelo clube desde o início de maio. O gancho aconteceu quando o defensor reapareceu na Barra Funda após sumir por um mês inteiro em seu país natal, sem dar qualquer justificativa palpável. O São Paulo contesta ferozmente o rótulo de discriminação ou isolamento e admite que a decisão de mantê-lo treinando separado possui caráter estritamente disciplinar, uma vez que o jogador se reapresentou completamente fora das condições físicas ideais.
A assessoria jurídica do Tricolor pontuou que o sumiço do atleta daria margem legal para uma ralação ainda mais severa na Justiça — como a rescisão por justa causa —, mas optou por dar uma chance para o jogador recuperar o condicionamento. Fora dos planos de Dorival Júnior para o ríspido embate deste domingo contra o Remo, no Pará, Arboleda acabou liberado de forma antecipada para o recesso. O defensor vai carimbar o passaporte e viajará novamente para o Equador durante a paralisação da Fifa, mas, desta vez, a diretoria confirma que foi devidamente avisada sobre os planos do zagueiro.
O imenso impasse arrasta uma pesada bagagem histórica. No dia 4 de abril, Arboleda simplesmente abandonou a concentração antes do clássico contra o Cruzeiro e pegou um voo para o exterior. Ele flertou perigosamente com o limite legal de abandono de emprego antes de dar as caras novamente no CT. Agora, enquanto o jogador curte cinco dias de folga não remunerada, o São Paulo corre contra o relógio no mercado e busca um comprador para encerrar o racha. O Vitória e outras equipes demonstraram interesse na contratação, mas o acordo segue travado pelos altos valores do salário do defensor.
Crise no Tricolor! Arboleda alega segregação em e-mail enviado à presidência do clube.
O zagueiro Arboleda acusou o São Paulo de medida segregativa e exigiu reintegração em 48h, mas o clube contestou o e-mail e manteve o atleta afastado por indisciplina.
30 de Maio de 2026
Avalie esta notícia:
20
2
VEJA TAMBÉM
- NOVO REFORÇO? Volante ex-capitão do Inter é oferecido ao São Paulo em saída do México- VÍDEO: OFICIAL! ARBOLEDA ESTÁ DE VOLTA E SÃO PAULO TAMBÉM DECIDE FUTURO DE RAFINHA!
- Reviravolta no São Paulo: Arboleda será reintegrado e volta aos planos de Dorival
- FECHADO: São Paulo fecha acordo com Edmílson e anúncio pode acontecer a qualquer momento
- REAVALIAÇÃO! Entenda porque zagueiro do São Paulo pode ser reintegrado mesmo após indisciplina
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
o cara jogou fora uma história no clube e ainda exige alguma coisa k, palhaço ele viu , pega logo o beco do são Paulo jogadorzinho de *****
Quem esse lixo acha que ele é pra exigir alguma coisa. Se fosse no tempo do Juvenal juvencio nem no Morumbi pisaria mesmo