Reforma estatutária do São Paulo: fortalecendo governança e aumentando a fiscalização

Fonte SPFC.net

Uma comissão, composta por cinco membros, está em fase de discussões para rever o Estatuto Social do São Paulo, tendo iniciado seus trabalhos no fim de março. O grupo foca na reestruturação da governança do clube e na possibilidade de transformação em uma sociedade empresária, tema que tem ganhado crescente relevância no cenário do futebol brasileiro.


Eduardo Alfano, presidente da comissão, destacou a necessidade de revisar as atribuições do Conselho de Administração, propondo que os presidentes do clube não integrem este conselho e que os conselheiros sejam recrutados por meio de empresas especializadas. A comissão almeja dar maior autonomia a esse conselho, incluindo poderes de destituição de diretores, o que representa um avanço significativo na medida de fiscalização e controle sobre a gestão da instituição.


Um ponto relevante em discussão é a revisão do quórum necessário para a votação de mudanças no estatuto, que atualmente exige 75% de aprovação dos associados. Reduzir esse limiar pode facilitar a implementação de reformas essenciais e incentivar um debate mais abrangente sobre a direção futura do São Paulo.


Além disso, a proposta de revisão não visa alterar a estrutura eleitoral nem as diretrizes de assembleias, principalmente devido à proximidade das eleições presidenciais, prevista para o final de 2026. A comissão se dedica a melhorias construtivas no que diz respeito à governança e a eficiência gerencial, evitando alterações que possam comprometer o processo eleitoral imediato.


As mudanças sugeridas buscam trazer uma nova dinâmica ao clamor existente por maior transparência e responsabilidade na gestão do clube. Alfano ressaltou que a governança tradicional estava aquém das exigências contemporâneas, o que demanda um redesenho completo da estrutura administrativa, incorporando práticas de compliance e auditoria contínua.


A comissão propõe ainda que o Conselho de Administração tenha um número maior de conselheiros independentes, promovendo uma separação clara entre a administração do clube e o poder do presidente. As decisões financeiras e de gestão passariam a ser mais robustas com a obrigatoriedade de apresentação de balancetes trimestrais, garantindo um acompanhamento rigoroso das contas e do orçamento do clube.


A implementação dessas mudanças só terá efeito a partir de janeiro de 2027, o que dá à comissão um prazo limitado até maio para finalizar suas recomendações e submeter a proposta ao Conselho Deliberativo. O objetivo é entregar um estatuto mais ágil, que atenda às necessidades do clube e da torcida, ao mesmo tempo que se prepara para os desafios futuros no cenário esportivo.


Com a adequação proposta, espera-se que o São Paulo não apenas reforce sua estrutura interna, mas também se posicione de maneira mais competitiva no futebol, permitindo que discussões sobre novos modelos de negócios, como a sociedade empresária, sejam abordadas com mais profundidade em futuras comissões, visando um alinhamento estratégico apropriado para os próximos anos.

Avalie esta notícia: 7 0

Acompanhe SPFC.net

Aplicativo para Android e notícias no Google News

VEJA TAMBÉM
- DECISÃO TOMADA! Dorival define se vai poupar o São Paulo no Choque-Rei antes do Boca
- BOLA CHEIA/BOLA MURCHA: Boca Juniors 1 x 0 São Paulo; Tricolor cai no segundo tempo na Bombonera
- Calleri leva cartão amarelo e está fora da decisão contra o Boca Juniors
- INACREDITÁVEL! Perdeu o titular: atacante desfalca São Paulo em volta decisiva contra o Boca
- PRECISA VENCER! São Paulo precisa de vitória por dois gols para se manter vivo na Sulamericana



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net