O ambiente político no São Paulo FC voltou a ganhar força nos bastidores. Um grupo de oposição ligado ao movimento “Salve o Tricolor Paulista” divulgou um posicionamento crítico em relação à atual gestão do clube, liderada pelo presidente Harry Massis Júnior.
No documento, o grupo manifesta discordância com decisões recentes e contesta a condução administrativa em diferentes áreas da gestão.
Críticas à gestão atual
Segundo o posicionamento, a oposição questiona a forma como determinados temas vêm sendo conduzidos dentro do clube, incluindo decisões relacionadas à estrutura administrativa e ao ambiente político interno.
O texto também aponta preocupações com a continuidade de práticas consideradas semelhantes a gestões anteriores, levantando debate sobre o rumo adotado pela atual administração.
Pressão cresce nos bastidores
Além das críticas, o grupo reforça que seguirá atuando de forma ativa dentro do Conselho, defendendo mudanças e maior participação nas decisões estratégicas do clube.
A movimentação evidencia um cenário de crescente pressão política no São Paulo, com diferentes correntes buscando espaço e influência nas decisões internas.
Cenário político em aberto
O episódio adiciona mais um capítulo ao ambiente político do clube, que já vinha sendo marcado por debates, votações importantes e disputas internas.
Com a proximidade de novas decisões e discussões relevantes, o clima nos bastidores tende a seguir intenso nas próximas semanas.
E você, torcedor: como vê essa disputa política dentro do São Paulo? Isso impacta o clube dentro de campo? Comenta aí!
Leia a nota completa do grupo
O grupo “Salve o Tricolor Paulista” divulgou um posicionamento oficial com críticas à atual gestão do São Paulo. No documento, o movimento detalha seus argumentos e aponta preocupações com o cenário político do clube.
Confira a nota na íntegra:
O Grupo Salve o Tricolor Paulista manifesta sua firme oposição à gestão Massis e rejeita a alegação, difundida na mídia, de suposto apoio de 180 Conselheiros — número que não reflete a realidade plural e diversa do Conselho.
Foi por meio de petição elaborada e subscrita pelos membros do Salve o Tricolor Paulista que se viabilizou a destituição do ex-presidente do Clube e a consequente posse de Harry Massis. O início da nova gestão trouxe sinais de esperança, com medidas positivas como a demissão do então superintendente, elemento posteriormente expulso do quadro associativo, o afastamento do diretor geral do clube social, dirigente sob suspeita de atos de gestão irregular, a aparente colaboração com as autoridades nas investigações sobre ilícitos na instituição, e uma também aparente preocupação com a grave situação financeira da entidade.
Entretanto, os acontecimentos recentes demonstram que tais iniciativas foram pontuais e não se traduziram em um compromisso efetivo com a correção de rumos. Como se fazia na gestão anterior, o presidente tentou impor politicamente ao Conselho Deliberativo a aprovação das demonstrações financeiras de 2025 e a renovação, sem licitação, do contrato com a fornecedora de material esportivo.
Diante de análises técnicas que recomendavam a reprovação de ambas as matérias, os Conselheiros do Salve o Tricolor Paulista votaram, como sempre, de acordo com sua convicção e em defesa dos interesses do SPFC.
O presidente Massis ainda mantém em seus cargos, de maneira inaceitável, diretores executivos e assessores diretos totalmente identificados com a gestão Julio Casares. Os recentes equívocos no departamento de futebol são reflexo direto da incapacidade da atual administração de promover mudanças estruturais.
Fica evidente, portanto, que a atual gestão representa mera continuidade da anterior, reproduzindo práticas de centralização, baixa transparência e acordos políticos prejudiciais ao SPFC. Harry Massis reafirma, a cada decisão, sua condição de vice de Julio Casares — nada além disso.
A oposição, hoje composta por mais de 100 conselheiros — em sua maioria integrantes do Salve o Tricolor Paulista —, seguirá firme na defesa de um modelo de gestão verdadeiramente democrático, profissional e livre dos vícios que a atual administração insiste em perpetuar.
Salve o Tricolor Paulista!