Ex-São Paulo é vítima de racismo no México

A diretoria do clube prometeu colaborar nas investigações

Fonte SPFC.net

O São Paulo continua a ser uma referência na formação de jovens talentos, sendo um dos clubes que mais revelam jogadores nas categorias de base. A trajetória de atletas formados no clube é acompanhada de perto pela torcida, mesmo após suas transferências para o exterior. Um caso recente é o de Helinho, atualmente no Toluca, do México, que enfrenta uma situação alarmante após denúncias de racismo.


Na última terça-feira, o Toluca comunicou que Helinho foi alvo de insultos racistas em uma partida contra o América, válido pelo torneio Clausura. Durante o jogo, que culminou em uma derrota por 2 a 1, o atacante foi expulso após se envolver em um confronto físico com o jogador Alejandro Zendejas. Após o ocorrido, teve ainda um desentendimento com o capitão adversário, Henry Martín, ao se dirigir ao vestiário.


Além das agressões verbais sofridas durante o jogo, o clube revelou que Helinho e sua família têm sido alvo de ataques racistas também nas redes sociais apenas dias depois do incidente. Em resposta, a direção do Toluca manifestou seu compromisso em colaborar com a investigação conduzida pela Comissão de Gênero e Diversidade da Federação Mexicana de Futebol (FMF) para apurar responsabilidades.


A situação de Helinho foi agravada por uma punição imposta pela Comissão Disciplinar da FMF, que resultou em três jogos de suspensão e multa financeira, decorrentes de sua expulsão e da conduta considerada violenta durante a partida. Este cenário não apenas afeta o atleta individualmente, mas também reflete sobre a gestão do elenco e o ambiente competitivo do torneio.


Ao longo de sua carreira profissional, Helinho atuou em 35 partidas pelo São Paulo, acumulando 2 gols. Antes de sua atual passagem pelo Toluca, o jogador teve um desempenho considerável no Red Bull Bragantino entre 2020 e 2024, evidenciando seu potencial como um atacante promissor.


O incidente reforça a necessidade de uma discussão mais profunda sobre racismo e discriminação no esporte, aspectos que ainda necessitam de atenção e ação efetiva por parte das instituições. Com o compromisso do Toluca em apoiar a investigação, espera-se que medidas rigorosas sejam adotadas para coibir comportamentos racistas e promover um ambiente mais seguro para todos os atletas.

Avalie esta notícia: 3 0
VEJA TAMBÉM
- EXCLUSIVO! A decisão OFICIAL de Massis com Roger Machado e Rui Costa no São Paulo
- NOVO TÉCNICO? São Paulo pode ter buscado informações de técnico europeu
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
- Luciano apoia Roger Machado e assume responsabilidade pela atuação do São Paulo contra o Juventude
- REVOLTA: Torcida do São Paulo exprime descontentamento com Roger Machado e Rui Costa em protesto



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 21:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Mirassol
Mirassol
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net