Conselho Consultivo discute impeachment de Casares; bastidores revelam tensão e impactos políticos

Fonte SPFC.net

Nove membros do Conselho Consultivo do São Paulo se reuniram na tarde desta terça-feira (7) para discutir e oferecer conselhos ao presidente Júlio Casares sobre o processo de impeachment que está em andamento contra ele. A equipe de reportagem do Lance! investigou os detalhes da reunião, que teve caráter exclusivamente consultivo e não teve poder decisório sobre o futuro do presidente. O Conselho é formado por 12 integrantes, dos quais não compareceram: Fernando Casal de Rey, devido a uma viagem internacional, e Milton José Neves e Paulo Planet, ambos por motivos de saúde.

Participaram da reunião o próprio Júlio Casares, além de Olten Ayres, Carlos Miguel Aidar, Marcelo Pupo, Ives Gandra, Leco, José Carlos Ferreira Alves, José Eduardo Mesquita Pimenta e Paulo Amaral Vasconcelos. Segundo fontes consultadas, apenas José Carlos Ferreira Alves se manifestou a favor da abertura do processo de destituição, enquanto os demais conselheiros presentes se mostraram contrários ao impeachment. Contudo, essa reunião não decide sobre o futuro de Casares no cargo; a questão será ainda analisada pelo Conselho Deliberativo do clube, em votação que deve ocorrer até o dia 23 de janeiro.

Para que o impeachment avance, será necessária a obtenção de, no mínimo, 171 votos favoráveis entre os conselheiros. Nos bastidores, também se fala sobre a possibilidade de uma renúncia por parte do presidente, uma hipótese que ganhou força após a divulgação de notícias sobre depósitos no valor de R$ 1,5 milhão na conta de Júlio Casares, aumentando a pressão sobre ele. Esse contexto é agravado por episódios recentes que têm desgastado a atual gestão, incluindo o caso de Camaró, que envolve a ex-esposa do presidente, Mara Casares, e Douglas, ex-diretor da base de Cotia, além de outras polêmicas que têm cercado o clube nos últimos meses.

Apesar da pressão, a reportagem constatou que não houve qualquer insistência interna pela renúncia durante a reunião. De fato, até o presente momento, Júlio Casares continua no cargo de presidente do São Paulo, enquanto o processo segue seu trâmite nos órgãos internos do clube. Durante o encontro, três torcedores compareceram de maneira pacífica, sem qualquer manifestação. Entretanto, por volta das 18h30, integrantes de uma torcida organizada do São Paulo se posicionaram em frente ao prédio localizado na Alameda Jaú, na região central da capital paulista, exibindo uma faixa com a frase "GESTÃO CRIMINOSA" e gritando "Fora, Casares", em protesto contra a administração atual do clube.

O Conselho Consultivo do SPFC, após analisar o pedido de impeachment do presidente do clube, que foi encaminhado pelo Conselho Deliberativo e subscrito por 57 conselheiros, decidiu, após a oitiva de Júlio Casares, que as acusações carecem de provas concretas. O Secretário Geral do Conselho, em sua obra "O impeachment na Constituição de 1988", expõe que as decisões do Colegiado são essencialmente políticas, e não há, no presente caso, elementos jurídicos suficientes que justifiquem um parecer favorável ao impeachment presidencial.

Avalie esta notícia: 3 2
VEJA TAMBÉM
- Vitória de cotia! São Paulo vence mais uma e avança antecipadamente na Copinha
- VOCÊ VAI? Em dia de votação, torcida do São Paulo convoca protesto no Morumbis
- Impeachment agendado! São Paulo marca votação de impeachment de Julio Casares para semana que vem
- SALÁRIOS ATRASADOS: Atraso em direitos de imagem trava negociações e força São Paulo a vender jogador
- São Paulo promove saídas, renovações e contratações para a nova temporada



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net