A dúvida pairava sobre o calendário devido à antecipação das competições nacionais neste ano. Inicialmente, cogitou-se a possibilidade de uma final em jogo único para aliviar o cronograma, mas a força política da FPF garantiu a manutenção dos 180 minutos de decisão.
Ajuste no Calendário
Para comportar os dois jogos da final sem ferir o início do Campeonato Brasileiro, a Federação Paulista precisará realizar ajustes pontuais nas datas das fases anteriores. A ideia é manter a competitividade sem sobrecarregar os atletas, especialmente os que disputam a Libertadores simultaneamente.
A autorização da CBF é vista como uma vitória estratégica para Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, que consideram o formato de ida e volta mais justo tecnicamente e fundamental para o engajamento de suas torcidas e sócios-torcedores.
Impacto para os Clubes
Com a confirmação, o planejamento das pré-temporadas — que se iniciam neste mês de janeiro — já leva em conta o desgaste adicional das finais em duas datas. Para o torcedor, a notícia garante a emoção de decidir o título "em casa" e no campo do adversário, mantendo o charme histórico do Paulistão.
As datas específicas para os dois confrontos decisivos devem ser divulgadas pela FPF nos próximos dias, seguindo o cronograma que se inicia já no próximo dia 11 de janeiro.
Campeonato Paulista 2026, Paulistão, FPF, CBF, Calendário do Futebol, Decisão em dois jogos.