O Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) da Polícia Civil deu início a uma investigação sobre um esquema de exploração clandestina de um camarote no Morumbi durante eventos, conforme revelações feitas pelo portal de notícias ge. Esta investigação foi motivada por um pedido do Ministério Público de São Paulo, que solicitou a abertura de um inquérito para esclarecer os fatos. É importante destacar que essa investigação é distinta daquela que investiga possíveis desvios financeiros ligados ao clube, sendo ambas conduzidas sob segredo de Justiça.
O promotor José Reinaldo Guimarães Carneiro, responsável pela solicitação ao DPPC, identificou no áudio revelado indícios de crimes cometidos por diretores do São Paulo, como Douglas Schwartzmann e Mara Casares. Os crimes mencionados incluem corrupção privada no esporte, de acordo com a nova Lei Geral do Esporte, que entrou em vigor em 2023. Este crime implica manipulação de interesses pessoais que prejudicam o patrimônio do clube. Outro crime considerado grave é a coação durante o processo, com indícios de intimidação a uma pessoa para retirar um processo sob ameaça de repercussões.
O Ministério Público propõe ouvir todos os envolvidos no áudio, incluindo outras figuras mencionadas, como Marcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo. De acordo com o promotor, qualquer arrecadação feita por uma entidade esportiva, seja em relação ao futebol ou outras atividades, deve ser revertida para o clube, e não para beneficiar interesses pessoais de seus gestores.
Paralelamente, a situação está sendo tratada internamente no São Paulo. Após o vazamento dos áudios, o clube instaurou duas sindicâncias: uma interna e outra externa. O Conselho Deliberativo também iniciou uma investigação que foi encaminhada à Comissão de Ética, enquanto recebe pedidos de punição para os diretores envolvidos. Na data da divulgação do caso, tanto Douglas Schwartzmann quanto Mara Casares solicitaram licença de seus cargos, com Mara também pedindo afastamento do Conselho Deliberativo do clube.