O XV de Piracicaba, atualmente competindo na segunda divisão paulista, fez um importante anúncio: o Conselho Deliberativo do clube aprovou por unanimidade a cedência de 90% das ações de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Entre os novos acionistas está o ex-atacante Luis Fabiano, que integra um grupo formado pelos empresários da CFAW Brasil e Dry Telecom.
O acordo foi oficializado em uma reunião na última quarta-feira, realizada no Estádio Barão da Serra Negra. Luis Fabiano, ícone do futebol brasileiro, foi revelado pela Ponte Preta e teve passagens de destaque por grandes clubes, incluindo o São Paulo, onde se tornou um dos maiores ídolos da história. Além disso, jogou no Sevilla, Tianjin Tianhai da China, e teve breves períodos em outros times, como Rennes, Porto e Vasco.
O atacante também representou a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010. A SAF do XV de Piracicaba foi criada em 2022, inicialmente com 100% das ações mantidas pelo clube associativo. Com a recente aprovação, inicia-se um processo de transição de 90 dias que permitirá a integração entre a diretoria atual e os novos controladores, que já designaram Elias Barquete Albarello como o novo CEO da SAF. Albarello possui experiência em clubes como São Paulo, Ferroviária, Primavera e Vilafranquense, em Portugal.
Com essa transformação, o novo projeto esportivo do clube contará com a presença de Luis Fabiano, que em 2024 irá competir na Série D do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o São Paulo, clube onde Luis Fabiano construiu parte de sua história, enfrenta desafios fora de campo. O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito para investigar áudios vazados que envolvem dirigentes das categorias de base em um esquema de comercialização irregular de ingressos para camarotes do Morumbi.