O São Paulo não participará da Copa Libertadores de 2026, frustrando as esperanças de seus torcedores que aguardavam uma vaga através do Brasileirão. A situação se complicou com as classificações do Corinthians e do Vasco na semifinal da Copa do Brasil. Ambos os times conseguiram superar Cruzeiro e Fluminense, avançando assim para a final do torneio.
Apesar de terem passado para a final, tanto Corinthians quanto Vasco terminaram o Brasileirão fora do G7, ocupando a 13ª e 14ª posições, respectivamente. Para que o São Paulo tivesse uma chance de classificação, era necessário que o Cruzeiro ou o Fluminense vencessem a Copa do Brasil, uma vez que ambos já estão incluídos no G7. Se isso tivesse ocorrido, abriria uma vaga adicional no torneio continental, beneficiando o Tricolor, que terminou na 8ª posição e seria bonificado.
Com essa situação, o time comandado por Hernán Crespo agora focará na disputa da Copa Sul-Americana. Além do São Paulo, já estão garantidos para o torneio continental outros quatro clubes: Grêmio, Bragantino, Atlético-MG e Santos. A definição da última vaga será entre Corinthians e Vasco; o vencedor se classifica para a Libertadores, enquanto o perdedor terá como consolo a participação na Sul-Americana.