O domingo foi marcado por um sentimento de frustração entre os torcedores do São Paulo. Com as classificações de Corinthians e Vasco para a final da Copa do Brasil, a almejada chance de levar o Tricolor paulista à Pré-Libertadores de 2026 não se concretizou. Assim, o clube findou fora da principal competição continental da América do Sul.
O Corinthians conquistou sua vaga na grande decisão ao superar o Cruzeiro nos pênaltis, vencendo por 5 a 4, após um empate de 2 a 1 no tempo normal, na Neo Química Arena. O time paulista havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Mineirão, o que tornou a disputa acirrada e levou a decisão para as cobranças de pênaltis.
Por sua vez, o Vasco também se utilizou das penalidades para garantir sua presença na final, apesar de ter sido derrotado por 1 a 0 no tempo regulamentar pelo Fluminense. O resultado foi equilibrado, levando a melhor nas cobranças, onde o time cruz-maltino venceu por 4 a 3, depois de ter triunfado por 1 a 0 no primeiro jogo.
Com a não confirmação da hipótese que poderia colocar o São Paulo na fase preliminar da Libertadores — que dependia da classificação de Cruzeiro e Fluminense — o clube paulista agora se prepara para uma temporada na Copa Sul-Americana em 2026. O Botafogo, que terminou em sexto no Campeonato Brasileiro, não conseguiu também herdá uma vaga direta na fase de grupos, ficando com o posto destinado à fase preliminar da competição continental.
Com isso, a torcida são-paulina terá que esperar mais um pouco para ver sua equipe voltando a competir de forma significativa nas competições da CONMEBOL.
?????? @SaoPauloFC de volta! É mais um campeão da CONMEBOL #Sudamericana em busca da #GrandeConquista em 2026. pic.twitter.com/ooNHZ4Ek15
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) December 15, 2025