O ano de 2025 marcou o retorno de Rafael Tolói ao São Paulo após uma longa jornada de dez temporadas no futebol europeu. Contratado até dezembro de 2026, ele era visto como a peça chave para consolidar a defesa tricolor. No entanto, o zagueiro de 35 anos não conseguiu alcançar as expectativas que recaíam sobre ele. O período prolongado de inatividade, que se estendeu por mais de quatro meses após sua saída da Atalanta, afetou significativamente sua readaptação ao futebol brasileiro.
Desde que chegou ao clube em agosto, Tolói participou de apenas sete partidas, sendo quatro delas como titular. Assim como muitos de seus companheiros de equipe, ele enfrentou uma série de lesões que dificultaram sua performance. Uma pesquisa realizada pela Gazeta Esportiva revelou a insatisfação dos torcedores em relação ao desempenho do jogador: 34,15% classificaram sua temporada como ruim, 29,27% a consideraram regular, e 26,83% deram uma avaliação péssima. Apenas 7,32% dos participantes opinaram que a temporada foi boa, enquanto 2,44% a julgaram ótima.
As lesões marcaram de forma negativa a trajetória de Tolói. Em sua terceira partida pelo São Paulo, contra o Ceará, ele teve que ser substituído ainda no primeiro tempo devido a dores na parte posterior da coxa esquerda, sendo diagnosticado com uma lesão muscular que o afastou dos gramados por quase dois meses. Seu retorno se deu no clássico contra o Corinthians, onde, infelizmente, voltou a sentir problemas, dessa vez no quadril. Essa nova lesão, por ser menos severa, fez com que ele ficasse fora de ação apenas por uma rodada.
Apesar dos desafios enfrentados, o defensor teve a chance de atuar nas três últimas partidas da temporada. Ele entrou no segundo tempo do jogo contra o Fluminense e participou integralmente dos jogos diante do Internacional e do Vitória. Com a equipe lidando com uma grave crise financeira e planejando apenas contratações pontuais para 2026, Tolói busca se firmar na zaga tricolor. Contudo, a concorrência pela posição é intensa, já que o elenco conta com jogadores como Arboleda, Ferraresi, Sabino e Alan Franco.

SPFC, São Paulo FC, Tricolor, Rafael Tolói, temporada 2025, desempenho do SPFC, zagueiros do São Paulo, elenco do Tricolor, lesões no São Paulo FC, defesa do SPFC, Arboleda, Ferraresi, Sabino, Alan Franco, campeonato brasileiro 2025, crise no São Paulo, análise SPFC, bastidores do Tricolor
manda embora lugar de velho e no INSS