O debate sobre o uso de canetas emagrecedoras por jogadores do São Paulo ganhou destaque na mídia nesta sexta-feira (12), especialmente após ser apontada como uma possível fonte de tensão no departamento médico do clube. O médico do São Paulo, Eduardo Rauen, se pronunciou sobre a questão em entrevista ao Globo Esporte, buscando esclarecer detalhes do tratamento de dois jogadores que utilizaram Mounjaro durante um período de recuperação na fisioterapia.
Rauen enfatizou que os dois atletas que receberam o medicamento estavam afastados das partidas e que todo o tratamento foi aplicado com rigorosa avaliação médica. “Foram dois usos durante a permanência destes dois atletas na fisioterapia, que não estavam em campo. O uso foi criterioso, com base em critérios definidos. A medicação foi utilizada para tratar condições específicas, como IMC acima de 27,5 e dores articulares. Não há polêmica nesse sentido”, explicou o médico.
Embora haja preocupação sobre os efeitos da Mounjaro, Rauen garantiu que o processo seguiu todas as orientações científicas relevantes e ocorreu dentro de uma “janela terapêutica” de duas semanas, afastando qualquer ideia de que o uso do medicamento teria prejudicado o condicionamento físico dos atletas.
Em nota oficial, o São Paulo também se manifestou em defesa do uso do Mounjaro, esclarecendo que os tratamentos realizados foram individualizados e pontuais, após avaliações clínicas detalhadas em apenas dois jogadores. O clube criticou a associação imprópria do medicamento com o elevado número de lesões na temporada, afirmando que “não seria honesto” apontá-lo como um fator determinante. O São Paulo ainda destacou que a Mounjaro é um medicamento regularizado e aprovado pela Anvisa, produzido pela respeitável Eli Lilly.
O clube reiterou seu compromisso com a saúde de seus atletas, buscando sempre a excelência em todos os departamentos de saúde. “Qualquer conduta na área de saúde feita por profissionais do clube é realizada dentro das normas éticas e regulamentações da legislação atual”, completou a nota.