O São Paulo Futebol Clube concluiu sua participação no Campeonato Brasileiro na oitava posição e dará início ao período de férias nesta segunda-feira, 8 de dezembro. A equipe, por enquanto, assegurou uma vaga na Copa Sul-Americana, mas ainda nutre esperanças de conquistar um lugar na Copa Libertadores. Para isso, é necessário que algumas condições se concretizem na Copa do Brasil.
A única possibilidade do time, sob o comando de Hernán Crespo, ingressar na fase preliminar da Libertadores está vinculada a uma final entre Cruzeiro e Fluminense na Copa do Brasil. Além disso, Corinthians e Vasco estão em disputa por um lugar na decisão, o que poderá impactar diretamente o futuro do Tricolor na tabela do Brasileirão.
A reapresentação do elenco está programada para o dia 2 de janeiro, com foco no início antecipado do Campeonato Paulista, marcado para o dia 11. Diferentemente deste ano, quando a pré-temporada foi realizada nos Estados Unidos, desta vez a preparação ocorrerá em Cotia, devido a questões logísticas. O grupo de jogadores e a comissão técnica receberam folga, enquanto os atletas que enfrentaram lesões ao longo da temporada, grande preocupação do clube, seguirão cronogramas específicos de recuperação. Muitos deles, como Lucas Moura, estão contando com a assistência de profissionais particulares para monitorar esse processo.
Além disso, o São Paulo está atento à definição de sua participação na Libertadores, uma vez que isso terá um grande impacto nas finanças do clube. Caso consiga a classificação, a equipe contará com um orçamento maior, o que facilitará a realização de novas contratações. A final da Copa do Brasil está agendada para o dia 21 de dezembro, e as expectativas são altas para o desfecho dessa competição.