Nesta quarta-feira, o São Paulo entra em campo contra o Internacional, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será transmitida ao vivo pelo Premiere e você pode acompanhar todos os lances e repercussões em tempo real no gazetaesportiva.com.
O São Paulo vem de uma derrota marcante, tendo sofrido uma goleada de 6 a 0 para o Fluminense, no Maracanã. A equipe busca dar uma resposta à torcida após esse revés doloroso. Apesar de um desempenho abaixo do esperado, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, ainda há esperanças de classificação para a Pré-Libertadores, o que torna a necessidade de pontuar ainda mais urgente.
Do outro lado, o Internacional enfrenta uma situação ainda mais complicada. Sob o comando de Abel Braga, após a saída de Ramón Díaz, o time busca desesperadamente a vitória para escapar da zona de rebaixamento. O Internacional, que ocupa a primeira posição no Z4, também vem de uma goleada, perdendo para o Vasco da Gama por 5 a 1 em São Januário.
Historicamente, São Paulo e Internacional se enfrentaram 90 vezes, com o São Paulo levando a melhor em 32 ocasiões, além de 28 empates e 30 derrotas. Ao longo desses confrontos, o Tricolor marcou 110 gols e sofreu 103. Eles já se encontraram em finais de Libertadores, com o Internacional triunfando em 2006, quando se consagrou campeão.
Atualmente, o Internacional possui a quinta pior defesa do Campeonato Brasileiro, tendo sofrido 53 gols nesta edição. O time também é um dos que mais recebeu cartões vermelhos, com um total de sete expulsões. Por outro lado, o São Paulo é o segundo time que menos finaliza no gol, com uma média de 3.6 chutes certos por jogo, além de ser a equipe que mais cometeu pênaltis, todos convertidos pelos adversários.
No que diz respeito aos desfalques, o São Paulo enfrenta uma série de problemas. Jogadores como Calleri, Oscar, Lucas e Ryan Francisco estão indisponíveis, entre outros. No entanto, Arboleda, Ferreira e Luciano retornam após recuperação de lesões, assim como o goleiro Rafael e o zagueiro Sabino, que estiveram suspensos na última partida.
O Internacional, por sua vez, não poderá contar com Lus Otávio, que ficou fora da temporada devido a uma lesão muscular na coxa. Em compensação, Gustavo Prado está de volta após se recuperar de uma entorse no tornozelo direito.
Após o confronto de quarta-feira, o próximo jogo do São Paulo será contra o Vitória, no Barradão, em Salvador, enquanto o Internacional enfrentará o Red Bull Bragantino no Beira-Rio, em Porto Alegre, ambos no dia 7 de dezembro.
Ficha Técnica
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 3 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
São Paulo: Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Maik, Luiz Gustavo, Pablo Maia, Marcos Antônio e Lucca; Luciano e Tapia. Técnico: Hernán Crespo.
Internacional: Rochet; Aguirre, Mercado, Vitão e Bernabei; Thiago Maia, Bruno Gomes e Alan Patrick; Vitinho, Alan Rodríguez e Borré. Técnico: Abel Braga.