O São Paulo chega à parte decisiva do Campeonato Brasileiro enfrentando uma situação atípica. Com 48 pontos conquistados, a equipe ocupa atualmente a 8ª posição e ainda nutre esperanças de garantir uma vaga na próxima Libertadores. Para isso, é essencial que mantenha sua colocação e que os times do Cruzeiro ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil, o que abriria uma oportunidade na Pré-Libertadores para o oitavo colocado. A necessidade de secar concorrentes surgiu após a contundente derrota de 6 a 0 para o Fluminense.
Enquanto luta por uma colocação na parte superior da tabela, o Tricolor se transforma também em um fator importante na luta contra o rebaixamento. Nas últimas rodadas do campeonato, o São Paulo irá enfrentar o Internacional e o Vitória, times que estão diretamente envolvidos na luta para evitar a queda para a Série B. O primeiro desafio será contra o Inter, que ocorrerá na Vila Belmiro, na quarta-feira, às 20h (de Brasília), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os resultados obtidos pelo São Paulo nessas partidas também serão observados com atenção pelos concorrentes diretos na parte inferior da tabela, que encaram cada ponto como vital em sua luta pela permanência na divisão principal do futebol brasileiro.
Dentro de campo, o técnico Hernán Crespo tenta reestruturar a sua equipe após uma sequência de resultados insatisfatórios, agravada pela recente goleada sofrida no Maracanã. Boas notícias surgem com o retorno de Luciano e Ferreira, que já treinaram normalmente com o time e estão disponíveis para a partida contra o Internacional. Luciano ficou de fora do último jogo por conta de dores na perna direita, enquanto Ferreira lidou com um edema na coxa esquerda. Ademais, Crespo contará com o retorno de Rafael e Sabino, que estiveram suspensos na partida anterior. Por outro lado, Arboleda continua sua recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda e permanece como uma dúvida para o próximo jogo.