Com a proximidade do final do Campeonato Brasileiro, a disputa contra o rebaixamento se intensifica. Embora o São Paulo esteja fora da zona de risco, sua participação nas últimas rodadas da competição será crucial para o futuro de outras equipes que ainda lutam para evitar a queda à Série B. O Tricolor enfrentará o Internacional e o Vitória, atualmente na 17ª e 15ª posições, respectivamente. Portanto, os resultados dos dois últimos jogos do São Paulo impactarão diretamente as decisões sobre quais times irão disputar a segunda divisão em 2026.
No cenário atual, Sport e Juventude já estão rebaixados, e apenas duas vagas ainda estão disponíveis na zona de rebaixamento. Neste momento, Fortaleza, com 40 pontos, e Internacional, com 41, completam o Z4. Santos, Vitória e Ceará também estão na luta contra a queda. Além destes, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Grêmio e Corinthians ainda não conseguiram se livrar do risco de rebaixamento. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esses clubes têm menos de 0% de chance de rebaixamento após a 36ª rodada do Brasileirão.
Em meio a esse cenário, o São Paulo busca uma classificação para a Pré-Libertadores, sonhando com a oitava colocação. Esse objetivo se torna viável se Fluminense ou Cruzeiro conquistarem a Copa do Brasil, abrindo a possibilidade para o time que ficar em oitavo lugar participar do torneio continental. Este é o único caminho para garantir a presença do Tricolor na competição internacional.
Os próximos compromissos do São Paulo são decisivos. O primeiro jogo será contra o Internacional, no dia 3 de dezembro, quarta-feira, às 20h (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Em seguida, no dia 7 de dezembro, domingo, o Tricolor enfrentará o Vitória, às 16h (horário de Brasília), no Barradão.
Dia de treino de olho no confronto com o Internacional!
Confira as informações das atividades deste domingo!#VamosSãoPaulo ????
?? Gutierre Filmes pic.twitter.com/902kYwIkuo
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 30, 2025