Esse projeto para o “novo† Morumbi foi planejado e projetado livremente pelo internauta Ricardo Donizeti Silva e consiste principalmente em rebaixar o campo para que sejam construídas cadeiras mais próximas do gramado. É um projeto bem interessante, na minha opinião semelhante a arquitetura de ocupação dos estádios de futebol americano.
Consultei alguns amigos e profissionais do clube sobre a hipótese do rebaixamento do gramado e, segundo eles, além de outras razões a principal é que esse tipo de obra não é financeiramente viável de se realizar no terreno em que está o Morumbi pois corre um manancial embaixo do campo e qualquer ajuste desse nível seria, no minimo, muito oneroso para qualquer investidor, principalmente para o clube.
Segundo a Wikipedia, mananciais de água são as fontes, superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas da população habitante no local. As áreas de mananciais compreendem as porções do território percorridas e drenadas pelos cursos d´água, desde as nascentes até os rios e represas.
O torcedor me enviou um texto onde mostra imagens antigas da construção do estádio, em que contesta a impossibilidade de se fazer o rebaixamento do gramado. Segundo ele, há maneiras de se contornar o problema e que o histórico do projeto antigo deveria ser melhor analisado pela GMP, empresa que fará a obra de modernização do estádio.
Fica aqui o vídeo e uma imagem fictícia (tratada pelo internauta) para o debate entre são-paulinos.
