No dia 19 de outubro, em uma sessão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), foram sancionados o árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR Ilbert Estevam em decorrência de sua condução no jogo entre São Paulo e Palmeiras, que terminou em 3 a 2 para o time visitante. Ambos foram punidos com 40 dias de suspensão por não observarem as regras da modalidade, conforme estipulado no Artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
A suspensão foi dividida em duas partes: 20 dias pela não marcação do pênalti em Allan, cometido pelo jogador Tapia, e outros 20 dias por não terem expulsado os jogadores Andreas Pereira e Gustavo Gómez. Essas decisões geraram controvérsias e reclamações por parte do São Paulo, levando a CBF a solicitar autorização da FIFA para divulgar o áudio do VAR relacionado a esses lances discutidos.
A partir de 20 de outubro, caso não consigam uma liminar que suspenda o efeito da punição, os árbitros iniciarão automaticamente a suspensão. Desde o episódio do clássico, Ramon Abatti Abel já atuou em dois jogos da Série B e foi escalado como AVAR2 em Mirassol x Botafogo. Nesta quarta-feira, ele está novamente como AVAR2 na partida entre Santos e Mirassol. Por outro lado, Ilbert atuou apenas como VAR no jogo entre América-MG e Cuiabá, na Série B.
No mesmo julgamento, o STJD também aplicou advertências a Rui Costa e Carlos Belmonte, dirigentes do São Paulo, que foram bastante críticos em relação à arbitragem após a partida do Choque-Rei.
Os próximos compromissos do São Paulo incluem um jogo contra o Corinthians, marcado para o dia 20 de novembro às 19h30, seguido por uma partida em casa contra o Juventude no dia 23 de novembro às 16h, e mais um confronto em casa contra o Fluminense no dia 27 de novembro às 20h30. Já o Palmeiras tem pela frente o jogo contra o Vitória em casa no dia 19 de novembro às 19h30, e depois enfrenta o Fluminense em casa no dia 22 de novembro às 21h30 e o Grêmio fora de casa no dia 25 de novembro às 21h30.
é um incentivo para novas roubalheiras no f.brasileiro
k *** quem fez o pênalti foi o Alan no Tapia não só inverso k