O meia Oscar, jogador do São Paulo, recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein neste domingo, dia 16, após cinco dias de internação. Sua entrada no hospital ocorreu na última terça-feira, 11, quando apresentou alterações cardíacas e desmaiou durante exames de rotina no Centro de Treinamento (CT) do clube. Durante a internação, Oscar permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi submetido a um cateterismo e uma ressonância magnética, além de diversos outros exames para averiguar a causa do desmaio.
Após a investigação médica, Oscar foi diagnosticado com síncope vasovagal, que consiste em uma perda temporária de consciência resultante da queda da pressão arterial e da diminuição da frequência cardíaca. Para confirmar o diagnóstico, o atleta realizou um tilt-test, que consiste em manter o paciente deitado em uma prancha que é inclinada. Este exame visa verificar a regulação da pressão arterial e da pulsação. No caso de Oscar, os resultados mostraram que essa regulação não estava adequada, levando ao episódio de desmaio que ocorreu durante os exames no CT da Barra Funda.
De acordo com um especialista consultado pelo portal ge, a síncope vasovagal não representa risco de morte e pode ser tratada com medicamentos ou, em casos mais específicos, com um procedimento cirúrgico simples que envolve a cauterização de um gânglio para prevenir descontrole das funções cardíacas. O especialista também comentou que, caso o tratamento seja efetivo e Oscar se sinta confortável, ele pode voltar a jogar futebol.
Embora esteja em processo de recuperação, Oscar ainda não tem uma previsão definida de retorno às atividades. Com 34 anos, ele e sua família estão avaliando a possibilidade de anunciar sua aposentadoria do futebol, embora ainda exista a possibilidade de continuidade na carreira profissional. O São Paulo emitiu um comunicado informando que o jogador se encontra estável e bem clínicamente, e que seguirá um programa médico de repouso nos próximos dias.
O cara tá rico com a vida feita. Não vale a pena nenhuma corre risco. Se aposenta logo e vai cuidar da sua saúde e cuidar de sua família irmão
APOSENTA POR FAVOR...