A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou, na noite da última terça-feira (11), detalhes do Campeonato Paulista de 2026. Uma das principais mudanças está no regulamento, que foi adaptado em razão da redução do número de datas disponíveis para os estaduais, conforme definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O novo regulamento apresenta semelhanças com o formato da Champions League. Os 16 clubes participantes foram organizados em quatro potes e, além de se enfrentarem dentro de seus respectivos potes, cada time também jogará contra cinco adversários de fora, com os confrontos definidos em sorteio realizado na mesma terça-feira.
A FPF assegurou que todos os clássicos entre os grandes times de São Paulo, como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, serão realizados. O dérbi campineiro, que envolve Guarani e Ponte Preta, também está garantido no calendário.
Cada equipe irá disputar um total de oito partidas e, ao final da primeira fase, os oito melhores colocados seguirão para as quartas de final. Os dois últimos posicionados serão rebaixados para a Série A2. As quartas de final, assim como as semifinais, serão disputadas em jogos únicos.
O Campeonato Paulistão está programado para iniciar no dia 11 de janeiro, com a final prevista para o dia 8 de março. Os jogos de cada time foram definidos, garantindo que todos os torcedores possam acompanhar de perto suas equipes ao longo da competição.