O São Paulo Futebol Clube tem planos de instalar um campo com grama sintética no Centro de Treinamento de Cotia, que é dedicado exclusivamente às categorias de base do clube. Essa informação foi divulgada pela ESPN no dia 5 de setembro. De acordo com as apurações, a implementação do gramado artificial em um dos campos faz parte de um projeto que será financiado pelo Fundo Galapagos, após uma parceria com Evangelos Marinakis, um empresário grego e proprietário de clubes como Olympiacos e Nottingham Forest.
A proposta do São Paulo visa acostumar os jovens atletas a jogarem em superfícies sintéticas desde cedo, considerando que o uso de gramados artificiais tem se tornado uma prática comum entre os principais clubes do Brasil. Nomes de destaque do futebol nacional, como Atlético-MG, Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras, já adotaram gramados sintéticos em seus estádios.
Entretanto, essa mudança gera polêmica. Em fevereiro deste ano, vários atletas, incluindo os renomados Lucas Moura e Oscar, expressaram seu descontentamento sobre o uso de grama sintética nas redes sociais. Jonathan Calleri, um dos principais jogadores do elenco tricolor, também se manifestou sobre o assunto, ressaltando as diferenças entre os tipos de gramado e enviando uma mensagem à diretoria do clube. Ele argumentou: "Muitos estádios têm parceria para fazer show. Aqui no São Paulo, quando o gramado está bem, é muito melhor. Tomara que o São Paulo nunca coloque grama sintética, porque queremos dar bons espetáculos."
Os próximos desafios do São Paulo incluem jogos importantes no Campeonato Brasileiro, como contra o Flamengo, no dia 5 de novembro, e o Red Bull Bragantino, no dia 8 de novembro. O jogo contra o Corinthians ainda está com data a definir.
porra de sintético, tem e q acabar com isso no futebol
Achei interessante essa atitude quando for jogar com palmeiras, Atlético e Botafogo podemos treinar o time no gramado sintético e surpreender o adversário entrando com igualdade de condições pro jogo.