Luiz Gustavo foi o autor do segundo gol que garantiu a vitória do São Paulo sobre o Vasco por 2 a 0, em um emocionante jogo realizado neste domingo (2). Este gol tem um significado especial para o jogador, que recentemente enfrentou um grave problema de saúde. Diagnóstico com tromboembolismo pulmonar em abril, uma condição que o afastou dos gramados por quase seis meses, Luiz Gustavo fez seu retorno ao futebol apenas em setembro, aos 38 anos.
Desde seu retorno, ele participou de quatro partidas e, contra o Vasco, entrou no segundo tempo e acabou marcando seu primeiro gol na temporada. Após o jogo, em uma entrevista emocionante, ele compartilhou seus sentimentos de gratidão e a mensagem que deseja transmitir aos jovens jogadores. Para ele, "o futebol é trabalho e não vaidade". Luiz comentou sobre como é importante valorizar a oportunidade de ser jogador de futebol, enfatizando que muitos desperdiçam essa chance.
"A palavra de hoje é gratidão por tudo, sou muito grato à minha vida, muito grato a Deus. Todos os dias, quando treino, jogo e converso com os meninos mais novos, eu quero passar a eles a importância dessa oportunidade. O futebol é um privilégio, você consegue alcançar tudo tão rápido e muitas vezes deixa escapar pelos dedos por vaidade", refletiu o volante.
Ainda em seu discurso, Luiz Gustavo abordou o que deseja para o futuro, especialmente sobre quem ele quer ser após se aposentar. Mesmo com seu contrato com o São Paulo até o final do ano e conversas sobre uma possível renovação, ele expressou seu desejo de ser lembrado como "pessoa" mais do que como profissional. "O lado pessoal vale muito mais. Quando eu me aposentar, as pessoas lembrarão mais do Luiz Gustavo como ser humano do que como jogador. Isso será um orgulho, algo que meu pai e minha avó me ensinaram", afirmou.
A vitória do São Paulo, que ocorreu no Estádio São Januário, marcou o fim de uma espera de doze anos para vencer o Vasco em casa. Com esse resultado, o São Paulo subiu para a oitava posição na tabela do Campeonato Brasileiro, agora somando 44 pontos, enquanto o Vasco ficou na nona posição com 42 pontos.