No último domingo (2), Vasco e São Paulo se enfrentaram pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, em uma partida aguardada pelos torcedores. O Tricolor Paulista saiu na frente, vencendo a primeira etapa por 1 a 0, com um gol marcado por Lucas Moura, que converteu um pênalti após revisão do VAR. O momento solene do primeiro tempo foi marcado por boas defesas de Léo Jardim, do Vasco, e Rafael, do São Paulo, que mantiveram o jogo aquecido até os últimos minutos.
Um lance que chamou a atenção nas redes sociais foi uma cabeçada do jogador Rayan, que acertou a trave, deixando os torcedores de coração acelerado. O goleiro Rafael apenas pôde observar a bola passar, fazendo o clima esportivo ficar ainda mais vibrante em São Januário.
O técnico Fernando Diniz escalou o Vasco com uma formação que trouxe de volta o atacante Rayan, que se recuperou de um edema na coxa. A equipe titular foi formada por Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Tchê Tchê, Barros e Coutinho; Andrés Gómez, Nuno Moreira e Rayan. O treinador visou maximizar o potencial do time depois da vitória anterior contra o Bragantino.
Por outro lado, o São Paulo, sob o comando de Hernán Crespo, entrou em campo sem o atacante Luciano e o lateral-direito Maik, que não puderam participar da disputa. A escalação do Tricolor contava com Rafael; Sabino, Arboleda e Alan Franco; Mailton, Pablo Maia, Bobadilla, Marcos Antônio e Enzo Diaz; além de Lucas Moura e Gonzalo Tapia.