O São Paulo enfrenta um momento crítico após a eliminação na Conmebol Libertadores de 2025. A equipe, sob o comando de Hernán Crespo, apresentava uma defesa sólida e um ataque com desempenho razoável, mas atualmente se depara com uma situação de desajuste total. Os números, que revelam a crise no Morumbi, são alarmantes: a média de gols sofridos dobrou desde a saída da Libertadores, evidenciando uma queda drástica da defesa.
Até a eliminação para a LDU, o Tricolor mantinha um desempenho defensivo admirável, apresentando uma média de 0,81 gols sofridos por partida em 16 jogos, apenas 13 gols concedidos. No entanto, essa consistência foi devastada logo após a saída da competição. Nos cinco jogos seguintes, o time sofreu nove gols, resultando em uma média de 1,8 gol sofrido por partida, mais do que o dobro do desempenho anterior. Essa vulnerabilidade defensiva se deve não apenas às mudanças na zaga, mas também à instabilidade coletiva e ao impacto emocional negativo resultante da queda na competição internacional.
Além das questões defensivas, o ataque também se tornou ineficaz. Com a lesão de André Silva, o São Paulo marcou apenas cinco gols em dez partidas, uma média decepcionante de 0,5 gol por jogo, 66% inferior à média anterior, que era de 1,46 gols por jogo. Jogadores como Luciano, que precisou de 13 partidas para retornar a marcar, e Lucas, que enfrenta problemas físicos, têm contribuído para essa crise ofensiva, enquanto outros, como Ferreirinha, perderam espaço no elenco. As substituições realizadas por Crespo, utilizando Dinenno, Rigoni e Tapia, não trouxeram o resultado esperado.
Neste cenário complicado, Crespo se mantém à frente da equipe. Segundo informações do jornalista Jorge Nicola, não há previsões de sua saída do clube neste momento. Para motivar os jogadores a alcançarem uma vaga na Libertadores de 2026, a diretoria de São Paulo, sob a liderança do presidente Julio Casares, anunciou uma premiação especial para o elenco, numa tentativa de reverter a situação insustentável.
O principal culpado foi crespo, porquê sem Arboleda estávamos bem, após a volta dessa lesma,tome gols