Na terça-feira, o São Paulo Futebol Clube fez um anúncio significativo ao revelar a criação de sua nova unidade de negócios, a Inova.São Ventures. Essa iniciativa, uma corporate venture builder, visa unir empresas e instituições para impulsionar o crescimento de startups. Em colaboração com a FCJ Group e a Sportheca, o projeto dará às startups a oportunidade de testar seus modelos e propostas com uma vasta base de torcedores, que conta com cerca de 22 milhões de seguidores.
A Inova.São Ventures se fundamenta em quatro pilares estratégicos: performance e desempenho dos atletas, gestão inteligente do estádio em dias de jogos e eventos, experiência do cliente e desenvolvimento de novos negócios a partir das atividades do clube. Segundo José Oliver, Head de Inovação do São Paulo, “esse mecanismo abre uma nova frente de inovação e cria linhas adicionais de receita para o clube. Além de gerar soluções internas e proporcionar novas experiências aos torcedores, transforma os negócios em verdadeiros motores de inovação.”
O foco inicial do projeto estará nas startups que apresentarem soluções inovadoras em áreas como inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, health tech, interatividade, gamificação, além de geolocalização e experiências personalizadas para os torcedores. As empresas interessadas podem se inscrever no processo de seleção pelo site www.inovasao.com.br/inovasaoventures.
“A criação do Inova.São Ventures permitirá acelerar as inovações que já estavam em desenvolvimento pelo São Paulo, fortalecendo o engajamento e todo o ecossistema de negócios e investimentos em torno do clube”, destacou Eduardo Tega, fundador da Sportheca. A expectativa é que essa nova unidade possa gerar mais de R$ 90 milhões em novos negócios, projetando o São Paulo como um dos clubes mais inovadores da América nos próximos anos, ao permitir a participação de empresas, torcedores, atletas e outros stakeholders em todo o processo.
Com essa iniciativa, o São Paulo Futebol Clube reafirma seu compromisso com a inovação e o futuro do esporte. A meta é não apenas se destacar em território nacional, mas também se tornar uma referência no campo do entretenimento esportivo. “O Inova.São Ventures chega para consolidar a inovação como um pilar estratégico no desenvolvimento de novos negócios para o Clube”, concluiu Eduardo Alfano Vieira, Diretor Institucional de Inovação do São Paulo.