No futebol brasileiro, é bem comum a existência de rivalidades entre times de diferentes Estados. Tudo vira motivo para provocar um ao outro: quem tem maior número de títulos, mais vitórias, melhores jogadores, entre outras coisas. No Brasileirão deste ano, os clubes mais tradicionais já protagonizaram muitos duelos empolgantes, mas quem possui mais motivos para tripudiar dos adversários são os gaúchos. Contra mineiros e cariocas, Internacional e Grêmio têm 55% de aproveitamento dos pontos em disputa. Contra os paulistas, empate técnico: ambos têm 45% de aproveitamento. O desempenho de "duas vitórias" e "um empate" é o melhor nos confrontos interestaduais.
Na rodada deste fim de semana, quatro importantes confrontos podem ampliar as vantagens ou desvantagens nestes duelos: São Paulo e Atlético-MG duelam no Morumbi, às 18h30m deste sábado. No domingo, Palmeiras e Flamengo se enfrentam às 16h, no Palestra Itália. No mesmo horário, Fluminense e Inter jogam no Maracanã. Às 18h30m, Cruzeiro e Botafogo fazem uma partida que promete tremer o Mineirão. No GLOBOESPORTE.COM, você acompanha todos os lances em tempo real.
Clique aqui e confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro de 2009
Os cariocas são os que têm dado mais motivos para as piadas alheias. Possuem desempenho de duas derrotas e um empate nos duelos interestaduais. Contra os mineiros, Botafogo, Flamengo e Fluminense conseguiram duas vitórias, mas foram derrotados três vezes. Houve ainda três empates. Aproveitamento de 37% dos pontos. Contra os gaúchos, novo revés. Em nove partidas, quatro derrotas e duas vitórias, além de três empates. Aproveitamento de 33% dos pontos disputados. Bom, se serve de consolo, pelo menos os times do RJ não podem ouvir "gracinhas" dos maiores rivais históricos, os paulistas. No levantamento geral dos confrontos, tudo igual. Nove vitórias para cada lado e dez empates. Ambos tiveram 44% de aproveitamento neste duelos.
Duelo Partidas Vitórias Empates Gols marcados Pontos Aproveitamento
RJ x SP 28
9 (RJ)
9 (SP) 10 32 (RJ) 34 (SP) 37 (RJ) 37 (SP) 44%(RJ) 44% (SP)
MG x RS 6 3 (RS) 2 (MG) 1 15 (RS) 8 (MG) 10 (RS) 7 (MG) 55% (RS) 38% (MG)
RS x RJ 9 4 (RS) 2(RJ) 3 20 (RS) 14 (RJ) 15 (RS) 9 (RJ) 55% (RS) 33% (RJ)
SP x MG 18 8 (SP) 7 (MG) 3 28 (SP) 24 (MG) 27 (SP) 24 (MG) 50% (SP) 44% (MG)
RJ x MG 8 2 (RJ) 3 (MG) 3 11 (RJ) 11 (MG) 9 (RJ) 12 (MG) 37% (RJ) 50% (MG)
SP x RS 16 6 (SP) 6 (RS) 4 21 (SP) 25 (RS) 22 (SP) 22 (RS) 45% (SP) 45% (RS)
Os paulistas têm o segundo melhor desempenho nos jogos contra os times de outros Estados. Não levam desvantagem em nenhum deles, o que já é um dado muito bom, mas em compensação só tem superioridade contra os mineiros. Além dos empates com os cariocas e gaúchos, citados anteriormente, as equipes de São Paulo conseguiram oito vitórias e sete derrotas para os clubes de Minas. Aproveitamento de 50% dos pontos para o grupo formado por Barueri, Corinthians, Palmeiras, Santo André, Santos e São Paulo, contra 44% dos adversários.
Por fim, Atlético-MG e Cruzeiro não conseguiram levar vantagem nos confrontos gerais contra os times de São Paulo e do Rio Grande do Sul, mas pelo menos tem um Estado para provocar: o Rio de Janeiro. As três vitórias e três empates em oito partidas garantiram um aproveitamento, até agora, de 50% dos pontos disputados.
Times que representam cada Estado da Federação Minas Gerais Rio de Janeiro Rio Grande do Sul São Paulo
Atlético-MG
Cruzeiro
Botafogo
Flamengo
Fluminense
Grêmio
Internacional
Barueri
Corinthians
Palmeiras
Santo André
Santos
São Paulo
Nos duelos interestaduais, gaúchos têm mais motivos para provocar seus rivais
Inter e Grêmio têm melhor desempenho que paulistas, cariocas e mineiros
Fonte Globo Esporte
16 de Outubro de 2009
Avalie esta notícia:
9
8
VEJA TAMBÉM
- FECHOU: São Paulo fecha com goleiro de seleção e agita bastidores do Morumbi- Vai acontecer? Oposição protocola pedido de impeachment contra Julio Casares no São Paulo
- Nome de Gustavo Scarpa entra no radar do São Paulo para 2026
- Cabe no Tricolor? Breno Lopes se valoriza no mercado e atrai interesse do São Paulo
- Reforço de peso! São Paulo avança por Ávila e vê Ajax aberto a novo empréstimo em 2026