Após a derrota no último domingo (5) para o Palmeiras, por 3 a 2, no Morumbi, o São Paulo finalizou a temporada de 2025 com um desempenho alarmante no histórico de confrontos diretos, conhecido como Choque-Rei. O aproveitamento de apenas 8,3% é considerado o pior desde 2018, evidenciando uma série de dificuldades enfrentadas pelo clube em partidas contra seu rival.
Durante o ano, os times se enfrentaram quatro vezes, resultando em três vitórias do Palmeiras e um empate. O único ponto conquistado pelo São Paulo ocorreu na primeira partida entre as equipes, na décima rodada do Campeonato Paulista, que terminou em 0 a 0 no Allianz Parque. Em seguida, na semifinal do Estadual, o Palmeiras avançou com uma vitória de 1 a 0, gol de pênalti anotado por Raphael Veiga, eliminando o tricolor da competição.
O panorama não melhorou na série do Brasileirão, onde o Palmeiras repetiu a vitória em um jogo realizado na Arena Barueri, com Vitor Roque marcando nos acréscimos. O último confronto, realizado no Morumbi, foi marcado por polêmicas. O São Paulo chegou a abrir 2 a 0 no marcador com gols de Luciano e Tapia, mas permitiu a reação do Palmeiras, que virou a partida com gols de Flaco López, Vitor Roque e Ramon Sosa.
A história dos confrontos do São Paulo contra o Palmeiras, desde 2018, revela um desempenho preocupante. Em 2018, o tricolor perdeu as três partidas que disputou contra o rival, totalizando um aproveitamento de 0%. Nos anos seguintes, o desempenho oscilou, mas sem alcançar números expressivos. Em 2025, apenas 8,3% de aproveitamento; em 2024, 25%; em 2023, 46,7%; em 2022, 33,3%; em 2021, 57,1%; em 2020, 55,6%; e em 2019, 20%.
Como o São Paulo ganhará das porcas se eles jogam com 16 em campo, fora o pênalti roubado deveria ocorrer as duas expulsão, e o gol do Vitor Roque teria que ser anulado em função do Tapia sofrer a falta no campo das leitoras..
grande parte dessas vitórias dos sem mundial teve intervenção do var e arbitragem a porcada e especialista nisso