O São Paulo FC enfrenta um momento complicado no Campeonato Brasileiro, estacionando na tabela após ter sofrido três derrotas nos últimos quatro jogos. Essa fase desafiadora diminuiu consideravelmente as chances do Tricolor Paulista se classificar para a próxima edição da Copa Libertadores, com a equipe ocupando atualmente a 8ª posição, somando 38 pontos.
Com oito pontos de desvantagem em relação ao Mirassol, que está no G4, e cinco pontos a menos que o Bahia, que é o primeiro time na zona de classificação para a pré-Libertadores, a situação do São Paulo chama a atenção. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, as probabilidades de o clube disputar a Copa Libertadores em 2026 são de apenas 17,5%. Outros clubes, como Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Mirassol, Bahia, Botafogo e Fluminense, aparecem à frente nas chances de representar o país na competição continental.
Para aumentar as suas possibilidades de estar na Libertadores do próximo ano, o São Paulo precisa que outros times do G6 vençam a Copa do Brasil ou a própria Libertadores. Caso Palmeiras ou Flamengo conquistem a Libertadores e Cruzeiro seja o campeão da Copa do Brasil, mais duas vagas serão abertas, o que poderá beneficiar o Tricolor Paulista, atualmente na 8ª posição.
O próximo desafio do São Paulo será contra o Grêmio, na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontecerá no dia 16 de outubro de 2025, às 19h (horário de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Atualmente, a tabela mostra o São Paulo na 8ª colocação, com 38 pontos acumulados em 27 jogos, enquanto o Grêmio se encontra na 13ª posição com 33 pontos, mostrando que ambos os times terão muito a lutar neste duelo decisivo.
?? Confira as imagens e informações das atividades do Tricolor nesta sexta-feira!#VamosSãoPaulo ????
?? Gutierre Filmes pic.twitter.com/9bcfItP0Hu
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 10, 2025